03

terça-feira, 29 de março de 2011

VAMOS ACABAR COM O DESRESPEITO AO PROFESSOR


Olá!


Quero compartilhar com você a minha profunda indignação com a falta de respeito com o professor na sala de aula.
Todos os dias em estabelecimentos de ensino em todo o Brasil, professores são agredidos de todas as maneiras. Eles são agredidos verbalmente, psicologicamente, fisicamente
E o pior: são agredidos pelos próprios alunos. Na semana passada, fiquei horrorizado com a notícia de que um aluno jogou uma cadeira numa professora de matemática. O que está acontecendo com as nossas crianças???
É fundamental tomar uma posição firme com relação a isso.
Entendo que muitos desses alunos não receberam conforto, carinho, educação em suas casas, pelas mais diversas razões, mas isso não pode chegar desse jeito na escola e contra o professor.
Mas, afinal, o que provoca tanta agressividade na sala de aula? E como se resolve isso?
Tem duas dimensões em que precisamos nos mobilizar:
A primeira dimensão é trabalhar para cuidar melhor da segurança de um modo geral e do professor em especial. É preciso que as autoridades cobrem mais respeito a esse profissional que tem uma missão tão importante.
A polícia tem que mostrar para as pessoas que esses atos errados têm consequências. Os advogados da comunidade precisam se propor a defender esses professores. A comunidade tem que proteger esse professor. É importante que os políticos criem meios de valorizar esse profissional.
A outra dimensão em que precisamos nos mobilizar é que esse professor procure entender cada vez mais essa criança, esse jovem que está aos seus cuidados.
Há algum tempo eu escrevi um livro chamado “A Carícia Essencial”, onde mostro que todo ser humano precisa receber reconhecimento. Todos nós precisamos de estímulos. Em 1995 fiz um programa de capacitação para 3 mil professores do ensino público de São Paulo, aplicando esse conhecimento na sala de aula. Foi um sucesso.

É importante que o professor olhe cada aluno nos olhos, converse com eles, escute esses alunos.
É importante que o professor perceba o que está acontecendo na alma de seu aluno para poder falar alguma coisa, mostrar alguma razão para o aluno se sentir importante.
Em resumo: os professores precisam de mais respeito... E as crianças de mais reconhecimento.
Pensando nisso, tomei duas atitudes que quero compartilhar com você e com todos os professores do Brasil:
A primeira é que preparei um vídeo com uma aula onde eu mostro algumas alternativas para lidar com a agressividade dos alunos nas salas de aula. Esse vídeo está no alto da home-page do meu site:www.shinyashiki.com.br
A segunda é convidar a fazer parte da comunidade “Professores Sensacionais”, no Facebook. É um grupo aberto, onde todos podem participar desde que pertençam ao Facebook. Eis o endereço:
Eu acredito que nós somos capazes de transformar o Brasil num pais de campeões. E tenho certeza de que isso começa pela educação!


Um grande abraço,

Roberto Shinyashiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..