AS CRIANÇAS HOJE SÃO SUPER-PODEROSAS; VÃO À ESCOLA A PARTIR DOS DOIS ANINHOS (TADINHOS), ANTES DE APRENDER A LÍNGUA MATERNA, JÁ ESTÃO ESTUDANDO INGLÊS, ESPANHOL E INFORMÁTICA. DOMINAM A PARAFERNÁLIA ELETRÔNICA BEM MELHOR QUE MUITOS DE NÓS; USAM O CABELO DA MODA E AS ROUPAS MAIS MODERNAS, ALGUNS JÁ POSSUEM VÁRIOS CELULARES E VONTADE PRÓPRIA. MAS..... HÁ POUCAS DÉCADAS, AS CRIANÇAS ERAM MUITO BOBINHAS E POUCO EXPLORADAS (AINDA BEM). NÓS ERAMOS CRIADOS ACREDITANDO NA CEGONHA, NO PAPA-FIGO, NO FIM DO MUNDO E NO PAPAI NOEL. BRINCÁVAMOS DE RODA (UMA BOBAGEM SEM FIM), ESCONDE-ESCONDE (ONDE SAÍAM OS "INXIRIMENTOS"), E O MÁXIMO DE PERVERSÃO ERA "CAIR NO POÇO".
OS RECÉM NASCIDOS ERAM ENVOLVIDOS EM "CUEROS" E SÓ ABRIAM OS OLHOS VÁRIOS DIAS APÓS O PARTO. HOJE OS BEBÊS JÁ NASCEM QUASE FALANDO. VESTÍAMOS "CONJUNTOS", FEITOS PELA COSTUREIRA DO BAIRRO E SAPATOS NOVOS SÓ DE ANO EM ANO, DE PREFERÊNCIA EM DEZEMBRO, COMPRADOS COM UMA CERTA FOLGA, COMO PREVENÇÃO PARA O CRESCIMENTO DO PÉ. SE REPARARMOS BEM, NÃO HAVIA ESPAÇO PARA DEPRESSÃO, FRUSTRAÇÃO E OUTOS MALES QUE A MODERNIDADE ACENTUOU.
ALERGIA? O QUE ERA ISSO? COMÍAMOS FEIJÃO, CASTANHOLA, RAPADURA, TATU, MAXIXE, PREÁ, MELÃO CAETANO, LEITE DE TODAS AS PROCEDÊNCIAS E RARAMENTE TÍNHAMOS FRATURAS. ERA MAIS COMUM A CABEÇA FURADA DE PEDRADA, CALOS DE SANGUE NOS DEDÕES DOS PÉS DAS "BRIGUINHAS" NA RUA.
MINHA VIDA DE ADULTO NÃO É LÁ ESSAS COISAS, MAS A MINHA INFÂNCIA FOI MA-RA- VI-LHO-SA! E A SUA??? COMENTE....
ISRAEL VIANNEY
voce deu um tapa de pelica em muitas crianca dos anos 70, quando eu ia para escola e passava perto de um pe de castanhola. como sempre muito surpriendente.espero que os pauferrense se orgulhe de sua nobreza..........pra min es a pessoa mais incrivel dessa cidade,parabens irmao....
ResponderExcluirvc falou a mais pura verdade.
ResponderExcluir