Semana passada eu e minha companheira de pesquisa Marnilce lopes estivemos na matriz de N. Senhora da Conceição para verificarmos "in loco" os túmulos que ficam nas laterais do templo. Fomos bem recebidos pela sra Maria do Carmo que nos prestou as informações necessárias e ao mesmo tempo nos deu uma notícia triste e grave: O livro de tombo da paróquia, documento secular, talvez o mais valioso SUMIU. Como diz Boris Casoy "isto é um absurdo!" Acho que a primeira coisa a ser feita é um boletim de ocorrência e em seguida "mobilizar céus e terra" na procura desse tesouro, numa cidade que praticamente despreza as referências históricas.
O historiógrafo francês Caulanges sentenciou que:"pas des documents pas d'histoire", ou seja, Onde não há documentos não há história.
Quem tinha acesso a essa relíquia? É bom e necessário investigar. E eu gostaria que os filhos ilustres da cidade, advogados, historiadores e até os próprios fiéis se engajassem nessa causa. Por favor divulguem esse crime recente!
Israel Vianney
So faltava sumir o lvro, que horror, meu Deus nos acuda.
ResponderExcluir