03

terça-feira, 22 de março de 2011

FAMILIA FERNANDES NO ALTO OESTE POTIGUAR

        Historicamente sabemos que os FERNANDES  vieram de Portugal, alguns fugindo da inquisição, mesmo a maioria deles sendo católicos. Os primeiros chegaram para povoar a região oeste, especificamente Martins, Pau dos ferros e Portalegre. O português Manoel Fernandes, ao lado de um irmão e um primo se estabeleceram por aqui. Os outros ficaram na região de Caraúbas e Ceará. Manoel casou-se com Joana Martins de Lacerda. Ela, filha do pernambucano Francisco da costa Passos e Violante Martins de Lacerda. Alguns genealogistas preferem atribuir a Mathias Fernandes Ribeiro o pioneirismo na região. De qualquer forma a história começa por aí, no final do século XVI.

       Nas fotos abaixo, os meus avós paternos; José Vicente Filho e Raimunda Maria da  Conceição; os dois nascidos na região de Encanto. Ele em 27/08/1889 - filho de José Vicente Chaves e Joana Fernandes de queiroz; ela nascida em 05/11/1913, filha  de  Manoel Matias Nunes  e Maria Mamédia da Conceição. Os dois já falecidos. 
   Estou pesquisando um pouco a saga dos meus avós, que com certeza daria um livro, uma novela,  e um filme, pois é cheia de fatos curiosos.  Aguardem!
 Vovó Raimunda e Vovô Zé Fernandes no meu primeiro aniversário. Olhe o cenário...

Vovô, Vovó e a "Família Real".

5 comentários:

  1. Gatinho, adorei em especial o relato da família Fernandes.Sabes que ela tem até brazão?maravilhoso o seu resgate cultural. beijos...
    Ângela ...

    ResponderExcluir
  2. A FAMÍLIA FERNANDES SEMPRE FOI DESTAQUE NA REGIÃO OESTE, ADMIRO ESPECIALMENTE OS FERNANDES DE ENCANTO E MARCELINO VIEIRA. PARABÉNS PELA MATÉRIA , ESCREVA MAIS SOBRE O ASSUNTOL

    ResponderExcluir
  3. Tenho umas fotos parecidas com essas do seu blog vou scanear e te passar por e-mail.P.S. tem até vc novinho...Bjo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Sou descente de Mathias Fernandes Ribeiro por parte de sua filha Anna Martins casada com Alexandre Moreira Pinto, este era dono da fazenda Mata de são Brás hoje município de Tenente Ananias.
    Gostaria de entrar em contato com vc, para tentar saber um pouco mais, principalmente no que se refere a origem serfadita da família.
    Meu Whats é 11 96669-6118.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é José Veríssimo Fernandes. Estou tentando obter informações sobre meu trisavô João Fernandes Vieira que era casado com Isabel Maria da Conceição, os dois aparecem no registro de nascimento de meu bisavô Francisco José Fernandes, nascido no sítio Sororoca freguesia de Apodi-RN. Estou com dificuldade de identificar a origem de João Fernandes Vieira, quem são os pais deles. Talvez ele seja descendente do Português Manuel Fernandes e Joana Martins de Lacerda.
    Por favor se você puder me ajudar com alguma informação ficarei imensamente agradecido. Qualquer informação enviar para o E-mail ufrn01522@ufrn.edu.br

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..