03

quinta-feira, 10 de março de 2011

CURIOSIDADES


                    No século XVIII e boa parte do século XIX quando alguém morria, era só procurar um lugar e enterrar. Geralmente as igrejas possuíam cemitérios cristãos com regras próprias onde, por exemplo, excomungados e "não cristãos" não eram ali enterrados.
                    As pessoas mais ricas ou influentes eram enterrados na própria igreja. Ainda é possivel ver na Igreja Matriz de Pau dos Ferros, algumas lápides nas laterais da nave central da Igreja, logo abaixo das nichos.
                   O mais antigo cemitério que tenho notícia em nossa cidade, ficava onde hoje é o Banco do Brasil e algumas construções vizinhas. O corredor que levava ao cemitério, começava onde era a residência do Sr. Antônio Holanda e atual FISK.
                   Em 1984 foi também destruido um túmulo que havia atrás da Igreja Matriz para a construção da secretaria da paróquia. Abrigava os restos mortais do Cônego Bernadino Fernandes de Queiroz . Lamentamos...


Israel Vianney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..