03

sábado, 21 de maio de 2011

ORIGEM DA FAMÍLIA DIÓGENES

      No ano de  1686 comandada pelo Capitão Bartolomeu Nabo Correia, chegava a Icó uma expedição composta de 42 homens com a missão de povoar aquela região,  a mesma foi batizada de São Francisco atribuindo-se ao fato de terem vindo de Pernambuco e da região do rio São Francisco.
      Entre os expedicionários destacaram-se o Capitão Domingo Paes Botão que deu origem às Famílias Diógenes, Fernandes, Saldanha e Távora.
      O capitão Domingos Paes Botão acampou em Santa Rosa e sofreu  um ataque dos índios perdendo 7 homens. Temendo novos ataques deslocou-se para Aquirz, quando envolveu-se na política e casou-se com a pernambucana Sebastiana de Assunção e deste enlace nasceram dois filhos: Diógenes Paes Botão e Genoveva Maria Assunção.      
    Em 1709 o capitão Domingo Paes Botão com seus filhos fixaram residência em Jaguaribe, casa sua filha com o primo vindo de Portugal Sargento-Mor Manoel da Silva Peixoto Távora. Nesta época o sertão jaguaribano estava em estiagem e Diógenes teve que deslocar-se até a Serra de Pereiro em busca do rebanho a fim de escolher as melhores  carnes  para a festa de sua irmã, quando deparou-se com duas índias, acuadas pelos cães de caça. As índias foram recolhidas por Diógenes e levadas ao acampamento dos jesuitas em Boa Vista. Uma delas veio a falecer não resistindo aos ferimentos dos cães,  a outra foi batizada pelos jesuítas de Antônia da Purificação e levada para a residência do Capitão Diógenes Paes Botão.
    Decorrido alguns anos o Capitão Domingos Paes Botão não tendo uma moça para casar com seu filho Diógenes e notando a grande afeição dedicada à índia, aprovou seu casamento com a mesma, provocando um certo desagravo a vaidade da nobre Genoveva e seu marido. Desde então surgiram as ramificações da família Diógenes.

                                                Osório Paes Botão e Esposa

                                                     Ubaldina Diógenes Dantas


                              Francisco Diógenes Pessoa
Por Dgenane

14 comentários:

  1. Que bom rever estas fotos da Família , sou Bisneto do Casal Ozório e Abigail , néto da filha mais velha deles Celecina Diógenes , e é motivo de muito orgulho fazer parte desta família tão querida , bom também ver a foto da minha saudosa tia Ubaldina Diógenes que foi um anjo nesta vida e agora está no reino celeste olhando por todos nós seus familiares , Abraço cordial a todos os parentes .

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se em Pau dos Ferros tem alguém que pertença a família ASSUNÇÃO. Meu nome é Moisés ASSUNÇÃO, moro em Itaitinga, Ceará e tenho informações que um certo Galdino Assunção aí de Pau dos Ferros foi meu triavô. Se tiverem alguma informação me contatem pelo e-mail: moiserib@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sou descendente de Aristarco Diógenes Botão, mas não sei de qual desses das fotos, mas com certeza faço parte dessa familia

    ResponderExcluir
  4. sou neto de Maria anita Diógenes de Jaguaribe

    ResponderExcluir
  5. Sou Diógenes Saldanha. So dos Diógenes Saldanha puro de jaguaribe..

    ResponderExcluir
  6. Sou neto de Francisco Manoel Diógenes de Jaguaribe.

    ResponderExcluir
  7. Pois sou neto da Maria Matilde botão de jaguaribe

    ResponderExcluir
  8. SOU NETO DE FRANCISCA DIOGENES BISNETO DE PEDRO NETO DE RIACHO DO SANGUE...

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde sou tataraneto de um homem que trabalhou para os Diogenes e que veio de Portugal o sobrenome dele era Ferreira Lima mas não sei o nome e sua esposa Leocadia Maria das Virgens. se souberem pr.everton.sousa@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde sou tataraneto de um homem que trabalhou para os Diogenes e que veio de Portugal o sobrenome dele era Ferreira Lima mas não sei o nome e sua esposa Leocadia Maria das Virgens. se souberem pr.everton.sousa@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Sou neta de Manoel Bessa Botão (Bessinha) e Maria Diógenes Botão (Maroquinha)

    ResponderExcluir
  12. Sou filho de Saralina Diógenes, sendo meus avós maternos - manoel Diógenes Saldanha e Maria Cecília Diógenes Saldanha. Meu nome é Glerton Diógenes Olimpio.

    ResponderExcluir
  13. Sou neta de Cecy Diógenes e Almiro Carvalho. Prima legítima do Clerto

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde! Sou bisneta de Manoel Diógenes Paes Botão, o Nel do açude ou Nel Diógenes, que era pai da minha avó materna Sinhá Diógenes. Se alguém souber da ramificação da família por favor me procure. Agradeço Ana Cristina Diógenes

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..