03

quarta-feira, 25 de maio de 2011

JORNALISTA FRANCISCO CALAZANS FERNANDES

            Natural de Marcelino Vieira-RN, nascido a 15 de janeiro de 1929. Ex-secretário de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte, no governo Aluízio Alves, no período de 1960/65
           Aos trinta anos de idade, Calazans atende convite de Aluízio Alves para implantar, como secretário de Educação, "Método Paulo Freire". O método foi implantado, pioneiramente, na cidade de Angicos (RN), e permitiu a seus moradores aprenderem a ler em quarenta horas. Veículos de comunicação de do mundo todo deram luz ao projeto.
             Calazans Fernandes foi, ainda, um dos participantes da criação da Fundação Roberto Marinho, ligada à Rede Globo. O Telecurso, método de ensino à distância utilizado até hoje, foi uma de suas criações. O jornalista esteve à frente do Departamento de Educação da Fundação de 1975 a 1992.
            Como escritor, Calazans teve dois livros publicados: "40 Horas de Esperança. O método Paulo Freire: politíca e pedagogia na experiência de Angicos." São Paulo, 1994, pela Editora Ática, e "O Guerreiro do Yaco: Serra das Almas". São Paulo, 2002.
            Filho de José Calazans Fernandes e Antônia Augusta Fernandes, Calazans nasceu na cidade de Marcelino Vieira (RN) e mudou-se para Mossoró para estudar no Seminário Santa Terezinha. Mais tarde, foi para o Rio de Janeiro (RJ) onde estudou Filosofia. Começou no Jornalismo em 1948, sendo vencedor de um "Prêmio Esso de Jornalismo".
           Francisco Calazans Fernandes era casado há 56 anos com Iris Terra Fernandes, de 83 anos. Ele deixa seis filhos, 12 netos e uma bisneta.
           Faleceu no dia 27 de janeiro de 2010 e foi sepultamento foi às 13 horas do dia seguinte , no cemitério Horto da Paz, em Itapecirica da Serra (SP).


Fonte: Blog Oeste News.

Um comentário:

  1. No certo, Calazans nasceu aqui em Pau dos Ferros uma vez que Marcelino Vieira não era emancipada em 1929.

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..