A Educação Inclusiva é hoje o debate mais presente na educação do país, nunca antes foi tão discutido o princípio constitucional de igualdade de condições de acesso e permanência na escola. Considerando os princípios da educação inclusiva de direito de todos à educação e atenção a diversidade, foi implantado pelo MEC o Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. O município de Pau dos ferros aderiu ao programa como municipio-pólo, atuando como multiplicador da formação de gestores e educadores para a transformação do sistema educacional em sistema educacional inclusivo. Desde o ano de 2004, o município reúne profissionais de várias redes de ensino com o objetivo de disseminar as políticas públicas inclusivas e orientar a implantação de uma sistemática de ação inclusiva para 33 municípios de sua ambrangência, que tiveram como ponto de partida os seminários de formação para gestores e educadores, que ajudaram na refexão, nos esclarecimntos e nas possibilidades de implementação de redes de ensino inclusivas.
Assim sendo, as redes de ensino que participa do Programa, têm claro que uma das ações a serem implementadas em suas políticas educacionais é oatendimento educacional especializado - AEE
O êxito do trabalho justifica-se pela implantação de salas multifuncionais que servem de apoio à inclusão educacional nesses municípios de abrangência, como também no município de Pau dos Ferros, com uma significativa matrícula de alunos com necessidades especiais, sendo 23 alunos da rede municipal e de 36 da rede estadual, totalizando 59 alunos atendidos dentre os ensinos infantil, fundamental e médio, conforme o Censo Escolar 2010.
Atualmente, percebemos que as escolas estão mais "abertas" à inclusão, diminuindo a cada dia o discurso de "não estar preparada", pois já compreendeu que é preciso primeiro acolher, e a partir daí buscar a superação dos desafios.
É com o desejo de continuar nessa caminhada que cremos que Pau dos ferros continuará investindo em programas de formação continuada, sediando novos encontros, com outras discursões e reflexões a respeito da realidade educacional no atendimento a diversidade em escolas regulares do nosso município e dos municípios de abrangência. Estas participações poderão traduzir-se em ações que permitirão um acompanhamento educacional que garanta o acesso, a permanência e a qualidade da educação oferecida às crianças, jovens e adultos excluídos dos processos de aprendizagem.
Escrito por: Marnilce Lopes
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