03

quarta-feira, 17 de junho de 2020

TRÊS MARIAS DA BARRAGEM: personagens do folclore pau-ferrense

Fotografias:
Ene Pinheiro
e Blog Nossa Pau dos Ferros
Texto: Victor Rafael do Nascimento Mendes
Três irmãs: Lilita, Antônia e Helena. São esses os nomes das - Três Marias da Barragem – (nome popular atribuído), “estrelas ofuscadas” (FREITAS, 2013) que circundam a memória folclórica pau-ferrense. Nascidas na comunidade Sanharão, zona rural da cidade de Pau dos Ferros, as - Três Marias da Barragem -, desde crianças, apresentaram comportamento de convívio afastado da “sociedade” (certas estão elas).
Algumas pessoas contam que esse comportamento se deu pelo fato do convívio limitado, apenas com os pais, pois esses também não gostavam de conviver com outras pessoas, pouco saíam e pouco conversavam. Dizem também que quando chegava alguém “estranho” (fora do convívio de casa) as três irmãs corriam para dentro do quarto e de lá só saíam quando a visita se ausentava.
As “Três Marias da Barragem” são conhecidas pelo povo pau-ferrense como mulheres que escondem a face com panos sob a cabeça, que usam vestidos pretos e de pouco contato com outras pessoas. Na juventude, com a morte dos pais, começaram a caminhar pelas ruas de Pau dos Ferros a procura de comida (para alguns, ‘esmolas’), produtos para uso pessoal e doméstico (continuam até os dias de hoje).
Vítimas do machismo e da ausência de compreensão da maldade humana, foram abusadas por alguns homens, o que as fizeram gerar filhos que hoje são criados por diferentes famílias do Alto Oeste Potiguar (em maior quantidade em Pau dos Ferros).
Muitas são as histórias, memórias e lendas contadas sobre as irmãs Marias, que são evidenciadas em positiva pesquisa realizada pela historiadora Vanessa Maria de Queiroz Freitas (pau-ferrense pioneira neste assunto), em seu trabalho de conclusão no curso de História (UFRN-Campus de Caicó).
As memórias construídas em relação às “Três Marias da Barragem” são marcadas por exclusão e preconceito em virtude da forma de como é conduzida a vida das três irmãs. No entanto, não podemos deixar de reconhecer que elas fazem parte da cultura imaterial da cidade de Pau dos Ferros, sobretudo pelas histórias, lendas e mitos que são criadas em torno delas e que hoje, graças aos trabalhos desenvolvidos (FREITAS, 2013; NASCIMENTO-MENDES, 2014), estão escritos nos anais da memória pau-ferrense.
REFERÊNCIAS
FREITAS, Vanessa M. Queiroz. Estrelas Ofuscadas: as “Três Marias da Barragem” sob a ótica da sociedade pau-ferrense. 2013. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em História) - Faculdade de História, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2013.
NASCIMENTO-MENDES, Victor Rafael do. As Três Marias da Barragem: redes de memórias e construções de identidades sob a ótica pau-ferrense. II Seminário de Educação, Memória e Identidade. Mossoró: UERN, 2014.
Foto 01: As “Três Marias da Barragem” caminhando pelas ruas de Pau dos Ferros/RN. Fonte: Blog Nossa Pau dos Ferros. Disponível em: http://www.nossapaudosferrosrn.blogspot.com.br/2009/09/as-tres-marias-da-barragem-lenda-viva.html. Acessado em 12 de julho de 2014.
Foto 02: Da esquerda para a direita: Lilita, Antônia e Helena – As “Três Marias da Barragem”. Fonte: Arquivo pessoal de Ene Moreira Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..