03

quarta-feira, 17 de junho de 2020

JOAQUIM JOSÉ CORREIA: vida, obra e memória em Pau dos Ferros

[Destaque: Casa de Cultura Popular Joaquim Correia (antigo Grupo Escolar Joaquim Correia)]
Fotografias: Fausto Fernandes, João B. Q. Fernandes e
Franskin Leite Maria Nunes
Acervo: Ponto de Memória Pau-Ferrense
Natural de Martins/RN, Joaquim José Correia (1848-1928), conhecido popularmente como Coronel Joaquim Correia, foi um grande idealista e visionário. Contribuiu de forma bastante propositiva em muitas atividades comunitárias com que manteve contato e conviveu. Por ter sido um homem público de bastante prestígio, suas ações foram/são reconhecidas em todo o Estado do Rio Grande do Norte.
Conhecedor das necessidades de infraestrutura nos locais onde viveu, Joaquim Correia erigiu obras relevantes e de grande impacto na vida da população local, que fazem parte da memória e da identidade do povo pau-ferrense, quais sejam: o Grupo Escolar “Joaquim Correia” e o Açude “25 de Março”, edificações estas presentes até hoje em nossa cidade.
O Grupo Escolar “Joaquim Correia” foi a primeira escola oficializada (Lei Nº 11 de 09/03/1835) em Pau dos Ferros e na região Oeste do Estado. Nesse grupo escolar, como bem define o historiador Fernandes (2002, p. 33), “muitas gerações do século passado encontraram as luzes do saber, com primeiros passos na educação, geradora de grandes profissionais corretos espalhados por este país”.
O Açude “25 de Março” foi uma obra iniciada pelo poder municipal de Pau dos Ferros em 1884 e inaugurada aos vinte e cinco dias do mês de março de 1897, razão da nomeação do Açude. Tal obra foi comandada/dirigida pelo Coronel Joaquim Correia, de cujo empenho e dedicação resultaram na minimização dos registros das secas daquela época.
A vida de Joaquim Correia não é especialmente exemplar apenas por causa de sua força e disposição, de sua capacidade de enxergar para além das necessidades imediatas, nem tampouco pelo seu espírito empreendedor e determinado. Seu grande legado para a história de Pau dos Ferros consiste na consolidação da imagem de um homem simples e capaz de fazer a diferença no seu tempo, e de se projetar para além dos anos de sua vida, muito particularmente pela generosidade com que atendeu aos anseios de seu povo.
SOBRE O PRÉDIO DA CASA DE CULTURA POPULAR JOAQUIM CORREIA
Em outubro de 2013, período em que a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) de Pau dos Ferros deu início a seus trabalhos, a equipe técnica da SECULT, formada por Marta Pontes, Genário Pinheiro e Victor Mendes, realizou visita à Casa de Cultura Popular Joaquim Correia e constatou que a infraestrutura do local estava em condições inadequadas de uso: paredes depredadas, falta de higiene, portas, telhas e portões quebrados (as) e grande volume de vegetação no ambiente do jardim.
A partir dessa constatação, a equipe técnica tomou conhecimento de um acordo de cooperação assinado pelo ex-prefeito de Pau dos Ferros (gestão 2008-2012). Tal acordo tratava-se da cessão do espaço do prédio "Centro Cultural Joaquim Correia" pelo estado do RN ao poder executivo municipal.
Tomando conhecimento da cessão, a referida secretaria, juntamente com a administração municipal (2013-2016), resolveu, conforme documentos históricos e registro de imóvel, legitimar a situação para o âmbito municipal.
Após isso, em 2014, a Casa de Cultura Popular Joaquim Correia passou por reforma interna e externa, revitalizando o espaço que outrora carecia, fisicamente, de cuidado especial.
A título de informação, em dezembro de 2013, através da Lei Municipal Nº 1429, a Casa de Cultura Popular Joaquim Correia passou a integrar a estrutura física da Secretaria de Cultura e Turismo de Pau dos Ferros. Portanto, é também dever da poder executivo municipal zelar pela conservação do prédio centenário.
Victor Rafael do Nascimento Mendes
Marta Maria Pontes Feitosa Chaves (
Marta Pontes
)
REFERÊNCIA
FERNANDES, João Bosco Queiroz. Joaquim Correia “Líder Oestano”. Pau dos Ferros: Centro Cultural Joaquim Correia, 2002.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..