03

quarta-feira, 17 de junho de 2020

BAIRRO SÃO BENEDITO – PAU DOS FERROS

[Festa e devoção: comunidade de origem negra]
Destaques: Santuário Eucarístico de São Benedito e Clube Centenário Pau-Ferrense
Fotografias:
Edna Souza
Acervo: Ponto de Memória Pau-Ferrense
O São Benedito é um dos bairros mais conhecidos de Pau dos Ferros (se não, o mais). Localizado no centro da cidade, o bairro tem origem nas primeiras décadas do século XX. Os primeiros moradores foram remanescentes de quilombolas que vieram do município de Portalegre.
De acordo com Doutor Edmilson de Holanda (2006), a primeira denominação do São Benedito foi “Alto do Carrasco”, devido a formação geológica do terreno. Além disso, havia uma densa vegetação no local em virtude da proximidade do Rio Apodi, mas que logo foi diminuindo pelo fato da construção de casas de taipas feitas pelas famílias negras.
Durante a década de 30, o Alto do Carrasco passa a ser chamado de São Benedito em alusão ao santo de pele em cor negra, fazendo referência à maioria das famílias que lá residiam (e ainda residem).
Na parede da memória de hoje, apresento duas fotografias de monumentos históricos e culturais do bairro referido, a saber:
1. Clube Centenário Pau-Ferrense: palco de grandes eventos culturais; acadêmicos e carnavalescos, o CCP, assim como era chamado, foi por muito tempo local de encontros dos pau-ferrenses. Não há exatidão de quando começou a ser construído, mas alguns historiadores afirmam que foi durante a década de 50. O CCP também marcou, durante certo período, exclusão racial. Conforme Silva (1999, p. 36) “[...] negros não podiam entrar no clube, porém, em virtude disso, foi criado o Clube dos Morenos na Rua Francisco Dantas”. [O CCP foi demolido em meados da década de 90];


2. Santuário Eucarístico de São Benedito: com construção iniciada em 1948, a capela foi inaugurada em 1954, sob a supervisão de Monsenhor Manoel Caminha Freire, pároco na época. Segundo relatos de populares, alguns negros do bairro só assistiam a Missa na Capela de São Benedito, pois não eram bem vistos por algumas famílias abastadas que frequentavam a Igreja Matriz de Nossa Senhora Imaculada Conceição.


Da caatinga densa, aos grandes prédios importantes do bairro, o São Benedito é genuinamente pau-ferrense. Muito além dos monumentos arquitetônicos, o bairro é também repleto de personagens ilustres (merece outro texto) que muito contribuíram para o desenvolvimento comunitário e municipal.
As famílias negras que vieram das terras de Portalegre semearam o local de costumes culturais e religiosos peculiares. A discriminação racial que muitos sofreram servia de antídoto eficaz em busca de melhores condições de vida, e tão pouco feria a alma. Dos homens e das mulheres fortes de quilombo nordestino, surgiu o São Benedito.
Victor Rafael do Nascimento Mendes
REFERÊNCIAS
HOLANDA, José Edmilson. Pau dos Ferros: crônicas, fatos e pessoas. Pau dos Ferros: Arte Gráfica Pau-ferrense, 2006.
SILVA, Edivan. Pau dos Ferros, enfim uma cidade. Pau dos Ferros: Arte Gráfica Pau-ferrense, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..