03

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

TIPOS POPULARES QUE DEIXARAM SAUDADES

                      É uma pena constatar que, à medida que o tempo passa, vai desaparecendo do cenário das cidades, do nosso cotidiano, certos personagens, tipos folclóricos que emprestam um colorido todo especial ao ambiente.
                      É triste ver desaparecer o fotografo lambe-lambe, o engraxate de rua, o vendedor de cocadas, a benzedeira, enfim, tantas figuras que já se foram ou estão sumindo aos poucos do cenário.
                      Quero lembrar aqui de algumas pessoas que conheci na infância e que eram queridos por todos: Padim (engraxate o instrumentista), Agostim boi, Natila (Pei-pou), Zefa de Padre Arlindo, Chico doido, relâmpago, Nair Moqueca, Pirrita Borges (engraxate), Doca do oião, As três  Marias,Maria fateira, Miau, Luizinha (piaba), As "colher" de pau, Dona Baía Limão, Dona Nevinha (fazia respôncio) e as benzedeiras Dona Marcinha, Dona Madalena e Dona Regina. Vale salientar que coloquei o nome pelo qual eram conhecidos, ou são, pois alguns ainda estão vivíssimos.
                       Um personagem que não conheci, mais que meu avô Jorge Guedes falava muito era "seu Zé Epifânio", respeitado pelos conselhos, conhecedor das ciências ocultas e até médico para alguns.
                       Será que não há mais algum lugar para estes tipos nos dias de hoje? Vamos perdendo em beleza, principalmente em humanidade. Sobra o enlatado, o pasteurizado, o uniformizado... sobra o super-mercado
            

Por Israel Vianney

DONA BAÍA LIMÃO
DONA MARIA VIANA
PADIM (In Menmorian)
AGUSTIM BOI (In Memorian)
MARIA FATEIRA (In Memorian)
























Fotos Por Véscio Lima

2 comentários:

  1. Parabésn meu amigo por mais essa, muito bem lembrados a todas.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da matéria.. e com certeza essas lembranças ficarão em nossa memória..conheci alguns na infância...e quanto tempo faz que não se fala de nenhum deles...

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..