03

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O COMÉRCIO E SUA HISTÓRIA POR DR. JOSÉ EDMILSON DE HOLANDA

PARTE III
     Na década de 40, Mossoró perdeu a liderança comercial da região para a cidade Paraibana de Campina grande, passando os nossos comerciantes a fazerem as suas compras naquela cidade, durando a viagem dia e meio. Dois caminhões faziam semanalmente este percurso: o de Manoel Bezerra e o de Chico Marculino. Justamente neste tempo os estudantes de Pau dos Ferros, que estudavam em Recife, eu, Luís Diógenes, Pedro Diógenes, Jader Torquato, Jeferson Aquino, Pedro Cardoso, Cícero Ferreira e Netinho Lopes, nas férias escolares viajávamos para Pau dos Ferros na carroceria dos mesmos em cima da carga. Na volta para Recife, a viagem era a mesma.
     Nesta época existia a figura do Caixeiro Viajante, como era chamado, visitando as cidades como vendedor e representante das firmas. As suas presenças e a maneira do seu trajar: paletó, gravata e uma bolsa na mão chamava a atenção de todos principalmente das jovens que disputavam as suas amizades. Nos dias atuais os comerciantes praticamente não viajam para as compras, que são feitas diretamente nas fábricas, como também desapareceu a figura do caixeiro viajante do passado.As coisas de hoje, se tornaram mais fáceis até mesmo, a entrega das mercadorias são feitas através das firmas transportadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..