03

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O COMÉRCIO E SUA HISTÓRIA POR DR. JOSÉ EDMILSON DE HOLANDA

             PARTE II
         Nesta época não existia o comércio de confecções. Era o tempo dos alfaiates populares que confeccionavam as roupas dos homens entre eles lembraremos mestre Júlio, Mineo Lira, Mauri Lira, Zeca de Zé Simão e Bibiano. As roupas das mulheres tanto da cidade como da zona rural eram feitas pelas costureiras, entre elas, Maria das Graças Gameleira, Alzira Vieira e Maria do Céu Fernandes. Neste tempo o centro abastecedor de nossa cidade era Mossoró, que mantinha a hegemonia comercial da Região. Não existia asfalto, as estradas chamadas carroçáveis eram semelhantes as que atualmente ligam a cidade, a zona rural. Também não havia veículos motorizados, as viagens para Mossoró eram à cavalo até a cidade de Caraúbas onde pegavam o trem para Mossoró. Os comerciantes para fazerem as suas compras, viajavam em grupos, fazendo desta maneira este percurso. As mercadorias eram embarcadas no trem para Caraúbas e de lá para a nossa cidade transportados em lombos de animais, durando a viagem 2 dias. No final da década de 30, apareceram os pequenos caminhões com capacidade para 4 toneladas. As viagens para Mossoró ficaram mais fáceis, passaram a serem feitas, na época do verão via Apodi, pois no inverno, a serra ficava intransitável.Esta viagem durava um dia, com almoço em Apodi na pensão de dona Amália afamada pela sua sobremesa de doce de banana.
        Faziam esta linha os caminhões de João Borge, Chico Lucas, Sérvulo Marcelino e os Felicianos Pai e Filhos. Estes caminhões transportavam para Mossoró no verão, pois na época invernosa a serra do Apodi não dava condições, o algodão, em pluma beneficiado pelas uzinas descarroçadas das firmas Alfredo Fernandes, Tertuliano Fernandes, Antonio Holanda e Manoel Deodato. Antes do aparecimento do Anthonomus Grandis Boheman, vulgo Bicudo, que destruiu a cultura do algidão, a economia da nossa região, girava em torno dele, juntamente com a pecuária, a cera de carnaúba, a semente de oiticica e peles de animais.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..