03

sexta-feira, 30 de julho de 2010

OS NEGROS DE D. PEDRO

     Sítio de difícil acesso, localizado na aba da serra coberta de teimosos cajueiros; Pegas é uma comunidade negra cuja origem já não encontra referencial na memória de seus habitantes.Por suas características essenciais,supõe-se que tenha sido em sua origem um antigo quilombo de negros fugidos ou libertos.
      Segundo o poeta Sebastião Soares, antigamente os habitantes do sítio Pegas eram conhecidos em toda a parte como os negros de Dão Pedro, possivelmente  numa alusão ao Imperador Pedro 2º, que os teria ajudado de alguma forma, porém se desconhece a existência de documentos a respeito dessa denominação. O topônimo tanto pode significar um grupo indígena como uma espécie de pássaros, há muito desaparecidos.
        Do tempo em que andou pela região, há mais de cinquenta anos, lembra Sebastião que os negros do lugar eram ainda arredios e viviam, exclusivamente, para a comunidade, sem quase nenhum contato com o mundo exterior.
       Os negros do Pegas são religiosos, em sua maioria católicos devotos do padre Cícero Romão Batista e de Nossa Senhora, que roga por todos.São Gonçalo representa a devoção mais acatada e difundida, em homenagem de quem celebram a dança famosa, que se repete todos os anos no dia 24 de Janeiro ou quando alguém a promove em pagamento de uma graça alcançada. Cerca de quinhentos negros vivem no Pegas, comunidade que aos poucos vai se abrindo às influências externas, num processo de globalização que  pasteuriza tudo e nos serve um ralo caldo de cultura. Não há ainda aparelhos de TV no sítio, mas o rádio goza de extraordinário prestígio.
             Embora ainda seja uma raridade,negros do Pegas têm casado com brancos nos últimos anos.Recentemente um jovem negro casou-se com uma mulher branca e loura, que passou então a viver no Pegas, onde os laços de família são intrincadíssimos.Quase todos são primos.
         A comunidade não despreza outros cultos e credos religiosos,apesar do esforço do padre Dario Torboli,vigário de Portalegre, que reza missas regulares no lugar.
Israel Vianey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..