Na margem direita do Rio Apodi-Mossoró, próximo à ponte que liga ao alto São Geraldo existe uma pedreira bem vistosa que muitos conhecem por "cangaçaria", até ai tudo bem.
Soube essa semana que querem tornar essas pedras ponto turístico da cidade por que ali havia se escondido o cangaceiro Lampião em 1927. QUE CONVERSA FEIA É ESSA?? As pessoas que inventaram uma história dessas, nunca se deram ao trabalho de verificar nos livros (abundantes) a rota dos cangaceiros no RN. O fato de Lampião ter estado no Município de Pau dos Ferros é que a Vila Vitória - atual Marcelino Vieira - pertencia ao nosso município, e só.
Minha curiosidade agora é saber quem foi a cabeça fértil que criou estória tão absurda. Minha gente, vamos pesquisar antes de conversar besteira.
Eu sou Pauferrense, Professor, Geógrafo e pesquisador, já li vários livros de Lampião, inclusive sou possuiodor de alguns exemplares inéditos, nunca ouvi falar nestes fatos. Concordamos plenamente quando o Sr. diz que "As pessoas que inventaram uma história dessas, nunca se deram ao trabalho de verificar nos livros (abundantes) a rota dos cangaceiros no RN. O fato de Lampião ter estado no Município de Pau dos Ferros é que a Vila Vitória - atual Marcelino Vieira - pertencia ao nosso município, e só"
ResponderExcluirElói de Souza
eloi@ufrnet.br