03

quarta-feira, 17 de junho de 2020

XANANA DIÓGENES: a flor pau-ferrense da arte plástica

Acervo: Secretaria de Cultura e Turismo de Pau dos Ferros (2015)
Texto: Victor Rafael do Nascimento Mendes
Na memória de hoje apresento algumas das obras de Dona Xanana Diógenes, pioneira nas artes plásticas em Pau dos Ferros (décadas de 60 a 90). Com mais de 200 obras vendidas e espalhadas por todo o Brasil, Dona Xanana, como era popularmente conhecida, fez da arte o seu ofício de vida.
No interior do estado, mais precisamente no Alto Oeste, ela é referência, tendo iniciado sua atividade artística ainda jovem. Seus principais temas na pintura retratavam fatos do cotidiano familiar, da religião e de paisagens do sertão potiguar.
Em Pau dos Ferros, Mossoró e Natal, Dona Xanana realizou algumas exposições, elevando o seu nome em domínio estadual no quesito de arte plástica.
Foi professora de boa parte dos artistas pau-ferrenses, quais sejam: Marta Pontes, Toinho Dutra, Edielton Rêgo, Israel Vianey, Marnilce etc.
Em uma de suas poucas entrevistas, ao Jornal De Fato (S. D.), disse Dona Xanana: “A arte de pintar para mim é tudo. As vezes eu deixava de cuidar da casa e do marido. A verdade é que a arte não tem preço”.
As fotografias que aqui apresento foram concedidas a mim por Gigi Diógenes, filha de Dona Xanana, no ano de 2015 (feitas pelo fotógrafo Franskin Leite), quando estivemos reunidos (eu, Franskin, Marta Pontes e Gigi) para dialogarmos sobre homenagens do Vitrine Cultural do mesmo ano.
Para além do que o seu nome popular representa; uma flor do semiárido com propriedades curativas e decorativas do sertão, Xanana representa a identidade pau-ferrense em seus trabalhos espalhados por muitos lugares do mundo.
Por toda arte espalhada e semeada em Pau dos Ferros, salve à memória de Dona Xanana!
Victor Rafael do Nascimento Mendes









Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..