03

quarta-feira, 17 de junho de 2020

"A PRAÇA É DO POVO COMO O CÉU É DO CONDOR". (Castro Alves)

"A PRAÇA É DO POVO COMO O CÉU É DO CONDOR". (Castro Alves)
Os registros são da antiga Praça da Matriz de Pau dos Ferros. Particularmente, prefiro a de hoje. No entanto, não posso deixar de falar que alguns monumentos históricos (naturais e artificiais) foram destruídos em virtude da modernidade arquitetônica do século XXI, durante processo de reforma.
Infelizmente, o palco histórico que tínhamos na praça (terceira fotografia) foi demolido. Reconhecido em todo Alto Oeste Potiguar, o palco referido foi palanque para diversas atividades comunitárias da cidade e também regional, desde atividades religiosas e culturais às atividades políticas. Em sua estrutura, estava escrita, em material inox, a célebre frase de Castro Alves: "A praça é do povo, como o céu é do condor".
Além do palco, também foi destruída a "pracinha" dos taxistas, que aguardavam por uma "corrida" descansando em cadeiras de ferro e fitilho em baixo de árvores cinquentenárias (que foram derrubadas). Toda a praça era revestida por ladrilhos hidráulicos, muito bonitos, diferentes e coloridos.
A antiga Praça da Matriz era típica de cidades do interior, com barzinhos populares (chamados cigarreiras) e repleta de árvores que datavam do início do século XX.
Na parede da memória, ficam as recordações de quem adorava brincar, "arrudiar" de bicicleta e de procurar namoro em período de juventude na Praça da Matriz de Pau dos Ferros. Quem nunca andou na praça? Quem nunca "tomou uma" nas cigarreiras? Quem nunca paquerou ou namorou na praça? E durante as festividades da Padroeira, quem nunca abandonava a novena para "bater perna" na praça?
Memórias do ontem que ecoam hoje. Espero que um dia as praças públicas sejam, de fato e de direito, do povo e para o povo.
Victor Rafael do Nascimento Mendes.
O caríssimo conterrâneo Manoel Cavalcante amplia essa discussão, veja através do link: http://culturapauferrense.blogspot.com/2020/04/pau-dos-ferros-e-suas-perdas.html







Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..