03

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO PASSADO...


                 Na década de 1930, não existiam em nosso Município capelas espalhadas pela zona rural como nos dias atuais, mas apenas três: a da Vila de Vitória, hoje cidade de Marcelino Vieira, e as dos Distritos de Encanto e Riacho de Santana, que mensalmente recebiam as visitas do Padre de nossa Paróquia para a celebração da missa mensal da Comunidade e demais atos religiosos como batizados e casamentos. A atual cidade de Rafael Fernandes era um sítio com o nome de Varzinha. Lá moravam as famílias dos Chagas, dos Ferreiras e dos Oliveiras.
                Água Nova também era outro sítio unde residia a família do patriarca Manoel Raimundo, proprietário de um aviamento de fabricar farinha de mandioca, local onde hoje está edificada a cidade. Ali também residiam as famílias dos Laos e dos Oliveiras.
                  Em nossa Paróquia, nas décadas de 1930 e 40, os Padres Omar Cascudo, Militão Benedito de Mendonça e Padre Caminha celebravam, aos domingos, três missas: uma de madrugada, às 4:30 horas, outras às 7:00 horas e a última às 10:00 horas, para o povo que morava nas propriedades circunvizinhas da cidade. Geralmente, a nossa secular matriz ficava lotada de fiéis, como acontece atualmente, atraídos não só pela devoção a nossa Padroeira, mas também pelos sermões dos nossos vigários, notadamente, a eloquência das pregações do nosso inesquecível Monsenhor Caminha. Naquela época, a missa era celebrada em latim, com o Padre de costas para o povo. Existia a figura do Sacristão que auxiliava o Padre na celebração, às vezes junto com os coroinhas mais assíduos como Dr. José Fernandes Dantas, ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça; Padre Sátiro Dantas, atual Diretor do colégio Diocesano Santa  Luzia de Mossoró; os irmãos Djalma, Assis Expedito Ferreira Nunes e eu.

[Trecho do livro Crônicas, Fatos e Pessoas II de Dr. José Edmilson de Holanda]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..