03

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

JOÃO ESCOLÁSTICO BEZERRA - PERFIL I


O CIDADÃO - O HOMEM PÚBLICO - O POLÍTICO

       Nasceu em 10 de fevereiro de 1904, na Vila de Sebastianópoles, então município de Mossoró/RN, hoje Governador Dix-Sept Rosado.
              Em julho de 1904, portanto, apenas com cinco meses de vida, foi levado pelo pais, juntamente com seus irmãos, Damião, Maria e Josefa e a sua tia, Ana, irmã mais velha de sua mãe, para Pau dos Ferros, onde fixaram residência.
              Concluiu o Primário no Grupo Escolar "Joaquim Correia, em Pau dos Ferros, lembrando desta fase o fato curioso contado por sua mãe, que o filho, brincalhão, reagia em não frequentar a escola, necessitando quase sempre que ela o conduzisse, à força, jogando-lhe pedras até a proximidade do grupo escolar, Isto porém, não impediu que logo o jovem se transformasse num autodidata, por excelência, continuando o seu aprendizado através da leitura solitária, assimilando tudo com muita facilidade, tanto que, ainda quase menino, já adolescente, com 16 anos, deixou os serviços da agricultura, aos quais se dedicava desde terna idade, e convidado para trabalhar, a partir de junho de 1920, como auxiliar de comércio, no ramo de algodão e peles de animais, no estabelecimento comercial de Francisco Dantas e João Aquino, permanecendo neste emprego até novembro de 1935.
                 A essa altura já se envolvera na política, como membro do Partido Popular, sendo nomeado e empossado em novembro de 1935 no cargo de Prefeito Municipal de Pau dos Ferros, por ato de então Governador Rafael Fernandes Gurjão. Nessa condição de Prefeito nomeado permaneceu até março de 1937, uma vez candidato para o mesmo cargo pelo Partido Popular, na eleição realizada em 16 de março de 1937 e presidida pelo então Juiz Eleitoral da 18ª Zona e Presidente da Junta Apurada do 6º Circulo Eleitoral da Região do Rio Grande do Norte, com sede na cidade de Martins, Doutor Pelópidas Fernandes de Oliveira, foi eleito, proclamado e empossado em 02 de abril de 1937, mantendo-se como chefe do Executivo local até maio de 1938.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..