03

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ACADEMIA NORTE RIOGRANDENSE DE TROVAS II



No dia 30 de Abril de 2011, no auditório do Memorial Câmara Cascudo, em Natal-RN, tomou posse na Academia de Trovas do Rio Grande do Norte, o pauferrense Manoel Cavalcante de Souza Castro. Dono da Cadeira 17, o alto-oestano é o mais novo pupilo pauferrense a dar continuação à mística da pequena cidade na instituição que teve membros como Luís da Câmara Cascudo. Manoel Cavalcante, nasceu no dia 03/04/1990 na cidade de Pau dos Ferros-RN. Filho de Edmilson Alves de Souza e Maria Estelita  de Souza Castro. Fez seu curso primário na Escola Estadual Teófilo Rêgo, a maior parte do ensino fundamental no Instituto Educacional “O Mundo do Saber” (até a 7ª série, hoje 8º ano) e a partir da 8º série ( hoje 9º ano ), estudou no Educandário Imaculada Conceição, escola que terminou o ensino médio. Escreve poesia desde sua infância, quando tocado pelas noites de cantoria que ia e ainda vai com seus pais. Adentrou no mundo da poesia com o lançamento do seu primeiro livro intitulado: UM CAÇUÁ DE CULTURA, em 2007, lançado no Educandário Imaculada Conceição por iniciativa do Professor Zildembergue e da então Diretora Alexandrina. Ao tomar posse aos 21 anos, MC tornou-se o acadêmico mais novo do Brasil. Conseguiu várias premiações em concursos de trovas e de poesias em todo o Brasil, antes mesmo de entrar na Academia. Além de poeta trovador, é cordelista (com vários títulos publicados), sonetista e poeta popular. É membro da UNICODERN (União dos Cordelistas do Rio Grande do Norte), da AEPP (Associação Estadual dos Poetas Populares) e atualmente cursa Odontologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).


CLASSIFICAÇÕES EM CONCURSOS
1° Lugar – Feserp 2010 (Festival Sertanejo de Poesia)
1° Lugar - Concurso de Trovas – CTS (Clube dos Trovadores do Seridó) Caicó 2009
1° Lugar – Concurso de Trovas Primavera 2009 (Realizado no Orkut)
1º Lugar – I Concurso de Literatura Assuense 2011 (Categoria Trovas)
2° Lugar – I Concurso de Literatura Assuense 2011 (Categoria Trovas)
2º Lugar – Concurso de Trovas Maranguape-CE 2011
3° Lugar – Jogos Florais de Cantagalo-RJ – 2009
3° Lugar – Concurso Intersedes de Trovas – São Paulo - 2011
4° Lugar – Concurso de Poesia Popular de Maranguape-CE – 2010
5º Lugar – Concurso de Trovas – CTS
5º Lugar – Concurso de Trovas da UBT (União Brasileira dos Trovadores) Secção Natal-RN - 2011
5° Lugar - Concurso de Poesia Zila Mamede - 2011
6° Lugar – Feserp 2008 (Festival Sertanejo de Poesia)
6° Lugar – Concurso da ATRN (Academia de Trovas do RN) - 2011
7º Lugar – Jogos Florais de Cantagalo 2010 (Menção Honrosa)
8° Lugar – Concurso de Cordel da AEPP 2011
9° Lugar – Festival de Poesia Patativa do Assaré  - 2010


Em breve voltaremos com alguns poemas premiados do jovem poeta.

5 comentários:

  1. É valoroso para um educador se deparar com notícias que envolve satisfatoriamente seu fazer pedagógico. É realmente gratificante trabalhar com as mentes do futuro...e que mente heim Manoel de Castro?

    ResponderExcluir
  2. Quero expressar a minha satisfação ao Manoel e seus familiares, pela notícia que acabo de ver. É um orgulho para nós poder contar com seu brilhantismo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por toda a contribuição que deste para minha contínua formação, cara Alexandrina, tanto vossa senhoria como todos aqueles que fizeram o Educandário Imaculada Conceição, fazem parte de todas as minhas conquistas.

    Sempre grato!

    ResponderExcluir
  4. Além de um GRANDE Poeta e Trovador, Manoel é um AMIGO com letras maiúsculas! Tive o prazer de conhecê-lo em Caicó, por ocasião do concurso de trovas de 2009, em que ele foi 1º lugar. Na véspera, todo mundo comentava quem seria esse trovador... E, para a nossa surpresa, tratava-se de um jovem (muito jovem!) de talento admirável. Hoje tenho a grande honra de fazer parte da ATRN, onde Manoel tb ocupa uma cadeira, nesta importante porta que nos foi aberta para a renovação de Trova no RN. Assim, desejo que vc continue firme em sua caminhada poética, que se confunde com sua própria vida... Estou certa de que nada neste mundo pode apagar o seu brilho, por isso siga com a simplicidade e a perseverança de sempre! Com toda a minha admiração e carinho, deixo aqui o meu abraço! Deus o abençoe, infinitamente!

    =)

    ResponderExcluir
  5. Eita... OBRIGADO, MARA. VC É SEMPRE GENEROSA... ;)

    À DEBORAH TAMBÉM... OBRIGADO PELAS PALAVRAS.

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..