03

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A FEIRA I

(Foto retirada da Internet)
 
                   Poucos anos após a criação do novo Município, para promover e desenvolver o seu movimento comercial, a Intendência, atualmente Câmara dos Vereadores, criou em 01 de dezembro de 1859, uma feira semanal que teve curta duração. Em 1868, a Câmara voltou a criar uma nova feira, que funcionava semanalmente aos domingos, até a década de 1930, quando foi mudada para os dias de sábado na gestão do Prefeito Francisco Fernandes de Sena que permanece e funciona até os dias atuais. Os proprietários não gostaram da mudança, porque perdiam um dia de trabalho na semana e aos domingos o comércio era fechado. Os jovens da época, principalmente os da zona rural, aplaudiram, pois ficaram com dois dias para visitarem a cidade, o sábado para a feira e os negócios e o domingo para a missa e o lazer.
             Naquela época, a nossa feira era pequena, mas já se destacava como a maior da Região. Limitava-se apenas à área interna do Mercado Municipal, que era descoberta e com o piso de barro batido. O açougue funcionava naquele local, no lado correspondente à travessa Teófilo Rego. Os marchantes da época, Glicério de Souza, Zé Pinto, Manoel Rosa, Francisco Jovêncio e Agostinho de Bessa, colocavam as mantas das diversas carnes expostas à venda em cima de mesas ou estendidas em vigas de madeira.
                   O Prefeito João Escolástico Bezerra construiu o atual barracão municipal que ainda hoje conserva a sua originalidade. Retirou o açougue do anterior local, reformou um velho prédio pertencente à Prefeitura, sede da antiga Intendência, localizado onde hoje é o Supermercado Progresso, de Antônio Maia. Nele, instalou de um lado o novo açougue e no outro colocou o motor da energia elétrica que foi inaugurada.

Trecho do Livro Pau dos Ferros, Crônicas, Fatos e Pessoas II de Dr José Edmilson de Holanda

Um comentário:

  1. VOCÉ COMO SEMPRE ABALANDO COM BOAS MATERIAS, ADOREI REVER UM POUCO DO PASSADO DE PAU DOS FERROS, ADRIANO FREITAS.

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..