03

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

JORGE GUEDES DO RÊGO: UM PATRIARCA E MUITAS HISTÓRIAS

                       Vovô Jorge nasceu a 23/04/1904 no Sítio Recreio, localidade próxima onde hoje se situa o reservatório da CAERN (Caixa d'água) em Pau dos Ferros. Filho de Joaquim Pereira Guedes e Maria Eulália do Rêgo, agricultores donos de numerosa prole.
                       Casou 02 vezes, a primeira com Amália Almeida Negreiros e após ficar viúvo contraiu núpcias com Geralda Maria de Queiroz. Nasceram 22 filhos dos dois casamentos... algo inpensável nos dias atuais.
                      Vovô foi gerente da Fazenda Taboleiro Grande, na época pertencente ao Sr. Antônio Holanda e uma das mais promissoras da região. Morou também grande parte da sua vida no Sítio Olho D'água Dantas, município de São Miguel e ficou famoso pelas histórias de onça que contava e pelas previsões de inverno nada convencionais. Quando subia a serra nos ônibus de Leônidas era uma festa, pois contava suas histórias com grande empolgação. Nós, os netos, adorávamos passar os fins de semana com ele em sua humilde casinha, porém acolhedora e com muita fartura.
                      Seu Chiquerador (espécie de chicote de couro com cabo de madeira) impunha ordem no ambiente sempre que necessário, e seus caldeirões de fava eram indescritiveis.
                      Tinha uma memória espetacular e contava histórias de cangaceiros, assombrações, mulheres infiéis e fazia o que hoje chamamos de comédia Stand Up. Entre os irmãos, o mais famoso foi José Guedes do Rêgo, político e grande figura da sociedade pauferrense.
                     Vovô desencarnou em 04/03 de 1996 deixando muitas saudades e uma respeitável família.


Israel Vianney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..