03

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

CÔNEGO CAMINHA


                Cônego Caminha ou Monsenhor Caminha, cearense da cidade do Ererê nasceu 05 de julho de 1908, filho de Ciriaco Alves e Luzia Freire. Foi ordenado sacerdote em Fortaleza por Dom Manoel da Silva Gomes, a 30 de novembro d 1933. Foi vigário de Pacoti, Limoeiro do Norte (Ceará), veio para a Diocese de Mossoró a pedido de Dom Jaime de Barros Câmara, primeiro bispo de Mossoró. Desde 1940 dirigiu a grande bicentenária de Pau dos Ferros até o ano de 1990. Elevado a Cônego, por escolha do Bispo Diocesano Dom Eliseu Simões Mendes. o paroquiato do Cônego Caminha em Pau dos Ferros, foi de muitos frutos, tanto no terreno espiritual como no material.
                  Padre de idéias avançadas para sua época, gostava do convívio e da alegria emanada da juventude, promovendo com os jovens da cidade, nos finais de semana. piqueniques nos sítios adjacentes, no Ererê, sua terra natal, nas capelas da Paróquia e até na praia de Tibau. Apreciava fumar charutos cubanos, os quais foram substituídos, posteriormente, pelo hábito de mascar fumo, de preferência o do Encanto, conhecido na região como forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..