03

segunda-feira, 6 de julho de 2015

AS PRAÇAS E A HISTÓRIA. POR DR: JOSÉ EDMILSON DE HOLANDA. PRIMEIRA PARTE


          No final da década de 1930, a principal rua de nossa cidade chamada Praça da matriz, embora não existisse praça, era uma rua ampla, sem calçamento,arborizada na época do inverno com vegetação natural: Muçambê e Velame.
 1940, o prefeito do Municípío era o sr: Francisco Fernandes de Sena. O mesmo teve a idéia de construir uma praça ao lado do Mercado Público, na área entre travessas Teófilo Rêgo e Adolfo Fernandes. Era uma Pequena Praça, sem arborização, sem nenhum atrativo,contando apenas com uma dúzia de bancos de madeira e ferro. Nesse local singelo, todas as noites, se reuniam os amigos, os casais, os namorados, até mesmo os idosos que gostavam de assistir às tradicionais Retretas nos finais de semana, tocadas pela banda de música municipal, no horário de 19 às 21 horas, pois naquele tempo, a energia elétrica era a motor e funcionava de 18 às 21:30 horas.
 No dia de sua inauguração, um acontecimento histórico ocorreu: Entre as autoridades presentes se encontrava o Ex-primeiro prefeito de nosso município, eleito em 1929, o Sr: Francisco Dantas de Araujo. Em seu discurso falou das dificuldades da prefeitura no seu tempo e lembrou como marco de sua administração, a construção atual sede da prefeitura, que ainda hoje enfeita a Av: Getúlio vargas com a imponência e a beleza do seu estilo Arquitetônico. Disse na sua fala que o referido prédio tinha sido construído com  recursos do próprio bolso, porque os recursos disponíveis na prefeitura eram insuficientes para a realização da obra. Como eram diferentes os prefeitos do passado! Alguns deles tiravam dinheiro do próprio bolso e colocavam no cofre da prefeitura, como fez Francisco Dantas. Hoje em dia é mais comum acontecer o inverso.
 Na gestão do prefeito Licurgo Nunes, no final dos anos 1940, foi construído mo Pavilhão municipal. O prefeito Dr: José Fernandes de Melo que o sucedeu, fez o acabamento final, colocando o mesmo em funcionamento, como ponto de apoio para os frequentadores da praça.  Nessa época, foi feita a arborização da praça com o plantio de aproximadamente Uma Dúzia de árvores chamadas "Ficus Benjamim ". A mesma planta foi usada para fazer a  primeira arborização das ruas de nossa cidade. Esse trabalho, teve a dedicação e persistência do vice- prefeito da época sr: Jose Guedes do Rêgo, que cuidou, ele próprio de preparar as mudas para a realização da campanha de arborização.
   CONTINUAMOS AMANHÃ !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..