03

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

VAQUEJADAS : ORIGEM E ATUALIDADE

 

   Primitivamente a vaquejada acontecia durante a apartação. Essa prática  realizava-se  na estação do inverno, numa fazenda, onde se reuniam fazendeiros e vaqueiros, para os trabalhos de campo.
 O gado criado solto, nos campos indivisos, periodicamente era reunido, para que o dono de cada rebanho "assinalasse" (Marcasse com ferro em brasa) o seu  monograma e beneficiasse (castrasse) os animais que iriam enriquecer a sua criação.
      Era a oportunidade também, de pagar aos vaqueiros, destinando-lhes uma pequena porcentagem do rebanho. Depois disso, os animais eram soltos, novamente no pasto.
Antes , porém , aproveitando-se o reencontro de tantos amigos, separados por léguas de distância e isolamento,promoviam-se alegres festividades, cujo ponto alto era a vaquejada, oportunidade para  que os valentes vaqueiros mostrassem sua destreza e seu arrojo, perseguindo e derrubando valentes barbatões. E o prêmio além do reconhecimento do publico presente a derrubada dos bois, era a exaltação de suas façanhas, na voz roufenha dos repentistas, sob o acompanhamento de violas ou rebecas.
       Modernamente, a vaquejada passou por profundas modificações. Deixou de ser uma prática rural, espontânea realizada por simples prazer, par se transformar num esporte urbano, promovido com fins lucrativos,obedecendo a regras e calendários. Os corredores concorrem a prêmios valiosíssimos e, muitas vezes, viajam a Estados distantes, para participarem dos torneios.   
      Em pau dos Ferros o pioneiro em profissionalização da vaquejada foi o Médico e Fazendeiro Nelsom Benicio Maia em parceria com seu fiel escudeiro José Lopes, mais conhecido como Zé de Ana, na Fazenda Arizona, no inicio dos anos 1970.
      Com o tempo passou a se localizar às margens da BR 405, defronte aonde hoje se localiza o clube Reencontro dos Amigos, lá ficou por quase duas décadas.
     Atualmente o Parque voltou ao lugar de origem, graças aos descendentes de Zé de Ana, principalmente Everaldo e Ricardo. Os dois citados são campeões em varias Regiões do País.   

                                       Israel vianney

Um comentário:

  1. Prática que maltrata e estressa os animais,mesmo fazendo parte de nossa cultura;Não se encaixa na atualidade.

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..