03

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

SUPERSTIÇÕES E CRENDICES- SEGUNDA PARTE


AMULETOS: São objetos que as pessoas usam, para se prevenir contra o mal. Os mais conhecidos amuletos, alguns deles ainda hoje usados como adornos, para ressaltar a elegância das pessoas são: Figas, Pimentas( malagueta de preferência) Signos de Salomão(de que os cangaceiros abusavam em seus chapéus) Trevos de quatro folhas, pés de coelho e medalhas diversas, entre outros.

INVOCAÇÕES: São fórmulas ou orações diversas, pelas quais a pessoa busca alcançar uma graça almejada. Em eu livro CRENDICES, SUAS ORIGENS E CLASSIFICAÇÃO, Getúlio César apresenta alguns exemplos: Meu sagrado Santo Antônio faça com que eu me case esse ano - Meu bom Jesus, fazei com que minha dentadura fique firme- Minha nossa Senhora do Bom Parto fazei com que eu tenha trigêmeos...entre outros.

 TALISMÃS: Objetos mágicos. Com eles, o indivíduo alcança poderes sobrenaturais, capazes de mudar o seu destino, um dos mais famosos é o olho de Boto. De posse dele o homem consegue o amor de qualquer mulher. Esse, Um perigo para a natureza....No Rio Grande do Norte , Particularmente os meios rurais ainda encontramos coisas do tipo:  Bater em madeira três vezes afuguenta o azar; Quando se fala em doenças incuráveis, bate-se na boca e pronuncia-se três vezes: Ave maria, ave maria, ave maria; Vassoura virada, atrás de uma porta, afuguenta pessoas inoportunas......
                  Por hoje é só... Bye !
                                                Israel Vianney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..