Na sua ignorância e perplexidade, diante dos fenômenos naturais, (relâmpago, Trovão, terremoto, erupção vulcânica), os nossos remotos ancestrais atribuíam sua existência a seres sobrenaturais, que os controlavam e usavam a seu bel prazer. Nem mesmo os sábios gregos fugiram a essa regra. Para exorcizar esses poderes e fugir a sua ação nefasta, aplacando a fúria dos Deuses, os homens primitivos ofereciam-lhes presentes e sacrifícios, que iam até a imolação de vidas humanas.
As superstições se manifestam das mais diversas formas: Invocações, Esconjuros, Atos variados, Objetos benéficos e maléficos.
Hoje vamos comentar sobre os ESCONJUROS: São orações poderosas, pelas quais a pessoa exorciza para longe um poder maléfico que o ameaça. Os mais famosos esconjuros eram conduzidos pelos cangaceiros, como este: " Na travessia avistei meus inimigos,, meu Deus que faço com eles? Com o manto da virgem Maria sou coberto e com o sangue do meu senhor Jesus Cristo sou valido. Se tem vontade de atirar, porém, não atira, água pelo cano da espingarda correrá,se tiver vontade de me furar, a faca da mão cairá, se me amarrarem, os nós desatarão e se me trancar, as portas se abrirão".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..