03

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

PADRE SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS-UM PAUFERRENSE EXEMPLAR - primeira parte

 Sempre sonhei em entrevistar o Padre Sátiro, mas as condições ideais nunca foram possíveis, pois eu precisaria de cinegrafista, microfones e transporte para ir à Mossoró. Quem sabe isso não aconteça agora, livre das amarras do poder público, vou tentar a empreitada sozinho.
 Sátiro Cavalcanti Dantas nasceu em 22 de Janeiro de 1930, na cidade de Pau dos ferros, integrando uma família de mais cinco irmão.Aos Onze anos, ficou órfão de pai, João  Fernandes Dantas, cabendo a sua mãe, Erondina Cavalcante, a condução da  família. Da sua forte ligação com sua mãe, herdou a devoção a santa clara de Assis.
 Começou sua formação na Escola Joaquim Correia, em Pau dos ferros, depois veio fazer o ginásio em Mossoró. No dia 9 de fevereiro de 1943, após seguir viagem de trem, desembarcou na cidade de mossoró juto com a mãe e os cinco irmãos. E no mesmo dia ingressou no seminário em Mossoró. O despertar para a vocação religiosa veio aos 14 anos. Antes, havia surpreendido a todos quando pediu para ser coroinha na paróquia de N. senhora da Conceição em Pau dos ferros.Quando decidiu ser sacerdote, enfrentou a descrença dos familiares e amigos.
 Em seguida, o jovem seminarista passou para para o seminário maior de João Pessoa, cursou filosofia em São Leopoldo(RS) e passou pelos seminários em Fortaleza (CE) e Recife(PE). Posteriormente seguiu para Roma, onde estudou teologia Dogmática na Pontifícia universidade gregoriana-de 1951 a 1954 e depois concluiu o curso de direito canônico. Recebeu sua ordenação no dia 08 de dezembro de 1955, retornou ao Brasil para celebrar a primeira Missa de ordenação, em sua cidade Natal, Pau dos Ferros, onde celebrou  a sua primeira missa.
 Voltaremos amanhã co mais histórias de Padre Sátiro.
                  Israel Vianney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..