03

terça-feira, 28 de outubro de 2014

CENTRO CULTURAL JOAQUIM CORREIA....O QUE HOUVE???

 
O prédio mais antigo da cidade de Pau dos Ferros, ainda de pé, é o antigo Grupo Escolar Joaquim Correia, antigo Centro cultural Joaquim Correia. A obra foi iniciada em 1908 e inaugurada solenemente em 25/01/1911, com três modalidades de ensino: Infantil Mista, Elementar masculina e Elementar Feminina. O nome é uma homenagem ao grande Líder Oestano Joaquim José Correia, e foi a primeira escola pública do alto oeste potiguar.
  Vocês devem estar se perguntando, porque uso tanto o termo ANTIGO?. Antigo, porque há muito tempo o local está semi ou totalmente abandonado. Já escrevi muito sobre o tema e hoje venho pedir SOCORRO!!! E a quem interessar possa: Poder público e secretarias afins, Universidade, IFRN,Centro Pauferrense(*Em Natal),Ex alunos, Voluntários, Artistas....etc....etc...etc. Trabalhei lá quando ainda existiam pessoas que o colocavam pra funcionar, entre os anos de 2000 a 2004 e lembro de cada peça do modesto,mas  bem cuidado acervo. Fotos quase centenárias, Objetos pessoais de Joaquim Correia, Uma Cópia do Processo movido contra Lampião em Nossa cidade(O único no Brasil), livros, muitos livros de literatura potiguar, obras de arte de artistas locais,e aí vem a inevitável pergunta: CADÊ TUDO ISSO???ONDE FOI PARAR??  Um belo espaço,super bem localizado e  com um agradável auditório INAPROVEITADO. Como diz Boris Casoy: ISSO É UM ABSURDO!!!
  Pelos bancos do Joaquim Correia passaram os Pauferrenses mais ilustres dos anos 1920 até l970: Deputados, prefeitos,  advogados e tudo que saiu de bom para levar o nome de Pau dos ferros mundo afora.
 Querido Joaquim Correia, V.Excia deve estar se remexendo no túmulo, o cidadão que como disse o ex prefeito de Pau dos ferros e desembargador Licurgo  Ferreira Nunes"Foi o maior condutor de Homens de sua época"....Lamentável, mas ainda há tempo.....
    Tenho dito!!! 
    Israel Vianney

Um comentário:

  1. E a preservação do patrimônio arquitetônico do velho centro da cidade,como fica?

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..