03

terça-feira, 7 de outubro de 2014

AS AULAS COM D. XANANA DIÓGENES.

  Falar de Xanana Diógenes é uma constante em meus textos, já o fiz diversas vezes, hoje farei uma abordagem  mais lúdica. Vou tentar transportá-los para uma de nossas aulas na década de 1980.
  Em 1982 numa visita à residência da Professora Ednaide Rêgo Sampaio, acompanhado de meu pai, me deparei com alguns quadros  pintados pela mesma. Eram pinturas clássicas, aquelas que eu só via em livros e revistas. Imediatamente crivei Ednaide de perguntas: Onde você aprendeu isso? O que é necessário para frequentar uma aula assim? Que material devo comprar? e principalmente...Quem ensinava essa coisa tão maravilhosa?? Pacientemente e vendo meu interesse saltando aos olhos, Ednaide me falou de D. Xanana(Com o Dona Mesmo...ela era nobre por natureza e naturalmente o "dona" antecedia o nome). No dia seguinte, comecei a juntar informações: Em primeiro lugar, não era uma aula qualquer, um oba-oba...era uma espécie de ciclo fechado, além do material caríssimo na época, as aulas também não eram baratas(algo como se fosse 500,00 hoje por oito aulas mensais) apesar de valerem todo o dinheiro do mundo. Mas, onde um garoto de 12 anos, ainda num universo cheio de preconceitos, filho de um pai machista, quase homofóbico, iria conseguir MONEY??Depois de muito "Auê", minha queridíssima mãe conseguiu aos poucos comprar as tintas, pincéis e  a primeira tela na livraria Espacial, que tinha um proprietário super antipático e outros adjetivos mais. Entramos na mesma Semana Eu, e Lyz Helena Aires, amiga  colega de classe e vizinha(Hoje uma médica renomada). Nós adolescentes e um monte de adultos(Esposas de bancários,artistas de verdade, como Toinho Dutra, Marnilce Lopes.;..era uma fauna riquíssima). Perante Dona xanana me sentia super tímido e a menor pessoa do mundo, pela sua austeridade, postura  e o seu nível de perfeição na pintura clássica, mesmo sendo autodidata. Meu primeiro quadro foi uma espécie de "poço dos desejos" retirado de um livro infanto juvenil e pasmem.....ampliado na tela pela própria Xanana. E lá fui eu, sem nenhuma noção de pintura, apenas o desejo....
  O ateliê ficava numa grande sala nos fundos da casa, só havia um cavalete(Da mestra)..Nós ficávamos ao redor de uma enorme mesa...em média 8 alunos no máximo por turma. Dona Xanana era fumante compulsiva,além de diversos alunos(Nessa época não existia essa besteira do politicamente correto) e eu comecei a fumar também, pois achava um charme. Nós enchíamos os quadros , ela inspecionava e aqui acolá dava umas pinceladas....ADORÁVAMOS QUANDO ELA PEGAVA EM NOSSAS PRODUÇÕES... Em segundos ela desfazia um desastre. As aulas de minha turma aconteciam às terças e quintas, no horário das 14 às 17 hs. Levávamos em média de 10 a 12 aulas para deixar um quadro mais ou menos acabado. Tomei muitos sermões dela, pois além de falar muito eu era ansioso(primeiros sinais de loucura ..rsrsrsrs) e o quadro do outro era sempre o  mais bonito.
  Á medida que evoluíamos, o tamanho das telas aumentava....quando concluíamos , levávamos para casa com o maior orgulho, subindo a pé a Rua Quintino Bocaiúva, se esvaindo de orgulho....parando em tudo que era canto pelas pessoas que insistiam em passar a mão e o grito de terror que eu dava para evitar manchas.
 Meu quadro mais lindo? As bailarinas de Degas e uma Banhista do mesmo pintor. Frequentei esse universo mágico até 1985 e minha nota não foi das melhores, reconheço..quando saía do alcance da minha professora, me sentia inseguro e nunca saía muito bem...Abandonei os pincéis e hoje só pinto quando estou com meu sobrinho em momentos de descontração. Sou talvez um dos maiores admiradores de D. xanana, digo sempre que se ela  quisesse ser falsificadora...arrrasava!!!  Ela dava ótimas e roucas gargalhadas....Que Saudade!!!!
                       Israel Vianney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..