03

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

TELEVISÃO EM PRETO E BRANCO, NOVELAS E AGLOMERAÇÕES

  Na primeira metade da década de 1970, começaram a aparecer timidamente os primeiros aparelhos de tv em Pau dos ferros. Em preto e Branco, Pouquíssimas casas possuíam esse bem, caríssimo na época.
  O eletrodoméstico era ENORME e  dispunha de uma grande quantidade de botões, o maior deles era o de mudar de canal, que por sinal fazia um barulho estranhíssimo. Na minha rua só haviam duas tvs, uma na minha casa e outra na casa de "Baíca". O grande problema é que nossos lares se transformavam em uma espécie de cinema, pois todos os vizinhos queriam assistir, principalmente as novelas. Nas casas onde haviam janelas , as pessoas lotavam e os donos da casa mantinham um certo isolamento. Na minha casa , o pessoal "Emburacava" direto para a sala e ficávamos sem privacidade alguma...isso durou muito tempo. Num determinado período apareceram as famigeradas telas "coloridas" que fixadas ao aparelho faziam da imagem  uma espécie de arco-íris. Outro inconveniente era a inconstância  dos canais, que saíam fora do ar por semanas a fio, de preferência nos finais de novelas...E as antenas se tornavam cada dia mais altas para melhor captar o sinal que vinha de Fortaleza...imaginem. 
  Um detalhe que eu gostaria de deixar evidente é que as crianças não tinham a liberdade de ligar a tv na hora que quisesse como atualmente. Geralmente assistíamos a sessão da tarde e só religávamos à noite para as novelas, que sempre foram uma paixão nacional. Programas inesquecíveis: Filmes de Tarzan, Sítio do Pica-pau amarelo(na época em que Emília era a atriz Reny de oliveira), Programa Flávio Cavalcanti(Adorava as histórias de discos voadores) Buzina do Chacrinha e claro Silvio Santos(Que hoje não tem graça nenhuma). A tv a cores, mesmo estreando em 1973, só chegou por aqui, vários anos depois.
 A propósito.....a primeira novela que assisti foi" Papai Coração" na extinta TV TUPY e "Cinderela 77" com Ronnie Von e Vanusa( aquela do hino nacional).  Beijos e até a próxima !!!!
                             Israel Vianney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..