03

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A FESTA DO ENCANTO- SÃO SEBASTIÃO

  

    

           Ontem, aconteceu a procissão de São Sebastião na cidadezinha linda de Encanto.Meus avós paternos e meu pai também são de lá. Desde criançinha,andei por aqueles lados e conheço muita coisa dali, às vezes até mais  do que alguns que por lá ainda moram.Em mais um dos meus surtos de saudosismo, lembrei de como eram famosas as festas de padroeiro: Festas com as melhores bandas da região,na prefeitura, no "barracão"ou mercado(demolido recentemente),a "discotech" de Manassés(estamos falando do final dos anos 1970 e início dos anos 1980) e muita, muita gente circulando pelo pequenino, mas aprazível centro da cidade. Podia cair o maior toró, faltar energia, mas a festa era garantida. Fui a diversas. Um grande diferencial da festa também, eram os fogos de artifício de "seu Chico Osório", que segundo alguns contemporâneos, foram destaque em matéria da rede globo nos anos 1980: Havia a bateria, o telegrama, após a procissão e inúmeras novidades em termos de foguetório à noite, dava para avistar a quilômetros dali.
 As famílias traicionais sempre simpáticos e receptivos, com as calçadas lotadas de pessoas conhecidas: O pessoal de seu Edson Apolônio, Os Fernandes, Os Marcelinos, Os sampaio, Os Chaves, o Pessoal de Seu Febrônio (ainda vivo com mais de 100 anos), a família "seu Osvaldo Januário"As tias maravilhosas Dedice, Margarida que nos recebiam com almoços espetaculares, era só alegria. A primarada torcendo para que não chovesse senão seriam proibidos de ir ao baile à noite: Madrinha Edna e Betinha cansaram de passar a noite chorando devido às primeiras chuvas(nessa época ainda chovia) e por isso os vestidos ficavam estáticos em cima da cama esperando a próxima oportunidade para aparecer. 
  Depois que minha família se desfez por uma série se motivos, nunca mais fui à festa do Encanto, Ontem pude ver uma pontinha de tristeza nos olhos de minha mãe, quando conversávamos sobre isso. Fazer o que??? Fica o registro e a saudade desses dias felizes.
                       Israel Vianney

2 comentários:

  1. É uma belissima,festa tenho lembranças dos fogos,bons momentos da minha infancia!

    ResponderExcluir
  2. AH PRIMO! Q SDES. DESSE TEMPO BOM! É VERDADE: CHOVIA QUASE SEMPRE. OS MENINOS(HOMENS. HOMEM PODIA TUDO) PEGAVAM A MONARK(BICICLETA), BOTAVAM UMA REGATA E UM SHORT E IAM P/ A FESTA. EU E EDNA FICÁVAMOS NO QUARTO, CHORANDO. PAPAI AINDA FICAVA COMENDO CORDA, PERGUNTANDO SE A GENTE QUERIA Q ELE FOSSE NOS DEIXAR NO ENCANTO. QDO. A CHUVA NOS PEGAVA POR LÁ, ERA AQUELA ALEGRIA, NÓS DE VESTIDOS LONGOS, TOMANDO BANHO DE CHUVA. KKK.

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..