03

terça-feira, 16 de outubro de 2012

UMA HISTÓRIA QUE POUCOS CONHECEM.

  Meu avô paterno, josé fernandes, nasceu em 1889 e faleceu em 1977. Morava no sítio Sanharão, município de Encanto. Vovô falava que as alianças do casamento dele foram confeccionadas com ouro da mina do "cabelo não tem " na serra das almas, próxima  à cidade de Encanto. Eu dava pouco crédito à história, quando em 1982 li  uma reportagem na revista Veja falando da mina. Tanto insisti no assunto que um dia  meu pai me levou para conhecê-la. O dono das terras pouco sabia do assunto e foi super apático.Voltei decepcionado, pois só vi mato e um pequeno açude na parte baixa do serrote.
  Em 2004 adquiri o livro " O guerreiro do Yaco" de Calazans Fernandes, aí sim, eu pirei. O livro traz relatos inéditos sobre a mineração no local que desde 1657 os Holandeses já exploravam sem o conhecimento de Portugal. E aí vem uma serie de fatos interessantes que por ali aconteceram, só lendo o livro...
  Fico muito triste, pois no Encanto, as pessoas pouco procuram saber sobre a verdadeira história do município. A maioria se conforma em explicar a origem do lugar pela lenda sem graça que todo mundo conhece.
  Quem tiver o privilégio de ler "o Guerreiro do Yaco"(fundação José Augusto), vai se orgulhar muito mais de nossa região e vai entender melhor porque o nome Encanto.
  Sugestão:Porque não pedir ao prefeito para bancar a reedição? Informação nunca é demais!

                                   Vianney


2 comentários:

  1. Caro Vianney, é muito bom saber que somos parentes. O Guerreiro do Yaco, Childerico Fernandes, é meu tio-bisavô, por assim dizer. O ideal seria lutar para publicar o segundo volume da série (são três). Desde que Calazans morreu que a publicação está empacada. Um abração, Honório de Medeiros.

    ResponderExcluir
  2. PRIMO, LEGAL SABERMOS MAIS SOBRE A NOSSA ORIGEM.HONÓRIO, DEVEMOS SER PARENTES TAMBÉM, POIS LEMBRO DO NOME CALAZANS FERNANDES. VOVÓ RAIMUNDA, CASADA COM VOVÔ ZÉ FERNANDES, FALAVAM MUITO DE CALAZANS, LIOBA... QUERO LER ESSE LIVRO.

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..