03

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A "CORREIÇÃO"

  http://images03.olx.com.br/ui/13/17/95/1299650430_175161295_2-Vendo-Veraneio-1983-Camburao-C-1416-Ceilandia.jpgNa década de 1970 até meados dos anos 1980, já no finalzinho da ditadura militar, circulava em Pau dos Ferros um termo que assustava até a medula Gays e Prostitutas. A "correição"-talvez uma corruptela de correção-consistia em efetuar a prisão dos Gays e Prostitutas que transitavam pelo centro da cidade, especificamente nas "4 bocas" e imediações do Pavilhão frei Damião. Na época haviam poucos homossexuais assumidos, e os que por ventura eram detidos, tinham por obrigação no dia seguinte, limpar as dependências do Quartel-hoje  presídio regional.
  Alguns policiais eram hábeis na função, como os soldados "Xaxú", Luiz Queiroz e Maciel, que provocavam grande "Randevú",principalmente nas noites de Sexta e Sábado.
  Ouvi muitos depoimentos quando adolescente, de Kátia(Eugênio), Zé Antônio, Chica da Silva e Gilvam de Mozinha. Entre as mulheres, clientes habituais estavam, Fátima de "Dão", Agatângela, Côla, Sukita, Aparecida, entre outras.
  Hoje, com a democracia e os recentes direitos adquiridos pelas classes marginalizadas, esses abusos ficaram gravadas nas mentes dos protagonistas dessa triste página da nossa história.
        VIANNEY

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..