03

terça-feira, 20 de setembro de 2011

AOS TIOS QUERIDOS


    A palavra tio é tão especial que os professores alfabetizadores geralmente são tratados assim; o vizinho com quem nos afinamos quando criança, também se tornam tios e na família há sempre aqueles mais queridos do que outros.
  Sem uma gota de modéstia, tenho alguns tios muito especiais, alguns sem nenhum grau de parentesco a não ser o fato de serem casados com tios legítimos, caso de Tia Marieta e Tia margarida (maravilhosas e amáveis). De outras sou fã incondicional, inclusive são motivo de inspiração para meus textos de teatro, caso das queridas Ceição e Titi, sempre com uma coisa  engraçada para nos contar, o que torna o nosso almoço mensal uma festa.Um segredo: A vida inteira invejei a letra de tia Ceição, treinei exaustivamente, mas apenas me aproximei.
   Outra querida que me traz lembranças maravilhosas é tia Ângela, a predileta do lado paterno. Há muitos termos para classificá-la:Madrinha, entendida, Guerreira, ex-gordinha... Para completar pariu três fofinhas iguais a ela na bondade e simpatia: Ana Paula, Ana angélica e Isabela. Sua  casa sempre foi a nossa casa, mesmo eternamente em reforma.
   As famílias de meu pai e minha mãe são numerosas, não havia anticoncepcionais  nem televisão, por isso a variedade de tios e tipos. Não posso esquecer os tios Olímpio e expedito, O primeiro tem uma criatividade que supera qualquer diretor global, conta histórias como ninguém, mas sempre com uma super dose de exagero. O segundo é o que se pode chamar de "Gente-boa", sempre na dele, não se mete na vida de ninguém, é como se tomasse Prozac diariamente. Se eu for falar de todos não haverá espaço suficiente na net e poderá desencadear uma intriga em larga escala, pelo fato de haver alguns com quem não simpatizo muito, algo muito comum nas melhores famílias.
   Quanto ás tias da escola, jamais esquecerei das tias Zefinha, Gracinha e tia Lúcia. Há pouco me tornei Tio e acho que sou o mais babão de todos. Talvez quem tenha muitos sobrinhos não veja da mesma forma. "A bença tio??"
    Vianney

Um comentário:

  1. Obrigada lindinho pela parte que me toca.A nossa riqueza está no nosso coração.E nós somos riquíiiissiiimosss....kkkkk. Tia Ângela.

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..