03

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PATRONATO ALFREDO FERNANDES - 64 ANOS SERVINDO A PAU DOS FERROS


                Desde 08 de dezembro de 1946, a partir do lançamento de sua Pera Fundamental, o Patronato Alfredo Fernandes, vem se destacando na história de Pau dos Ferros. Tendo como idealizador e responsável por esta brilhante obra social, o vigário desta paróquia, Padre Manoel Caminha Freire Andrade(IN MEMORIAN).
                Este, sonhava em criar uma instituição prestadora de assistência social e cristã que atendesse à comunidade pau-ferrense e municípios circunvizinhos. Seu sonho foi realizado em 27 de novembro de 1953, com a inauguração desta obra que recebeu o nome do Sr. Alfredo Fernandes em reconhecimento à sua valiosa doação do terreno. Começou a funcionar com a chegada das irmãs de caridade da Ordem de São Vicente de Paulo. A superior irmã Barreira e suas auxiliares que desenvolviam trabalhos voltados para a formação religiosa, vocacional e profissional, contando com a colaboração de diretorias formadas por pessoas da comunidade.
               Sob o regime de Internato e Externato, em 1957, saiu a primeira turma de Concluintes do Curso Primário.
               Apesar dos obstáculos que contribuíram para a extinção do Internato, em 1966 os trabalhos continuaram com recursos oriundos da comunidade e de outras entidades filantrópicas e a escola passou a ser conveniada com a Secretaria de Estado da Educação da Cultura e dos desportos, passando a ser dirigido voluntariamente.
               Em seu Jubileu de Ouro, foi reformado com o apoio da comunidade escolar e local, período em que a escola foi incorporada à Rede Estadual de Ensino, ministrando primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental.
              Ao longo dos anos o Patronato Alfredo Fernandes mantém a prestação de serviços sociais e religiosos, dentre os quais destacam-se: Pastoral nos Bairros, Grupo de Idosos "Alegria de Viver", Movimento Marial Vicentino, Catequese, Infância Missionária, Educação Infantil em caráter particular, Pastoral do Batismo, Grupo de Jovens Juventude Marial (JUMIC), encontros de cunho pastoral, educacional e social.
              Ente ano, esta instituição completará 64 anos de serviços prestados à comunidade pau-ferrense e com muita alegria agradece à valiosa colaboração de todos aqueles que durante todo o período de sua existência contribuíram para sua manutenção e sustentação, com o intuito de servir sempre melhor.

Um comentário:

  1. Caro colega, sou leitor do seu blog, e admiro muitas coisas que tem colocado, mais temos que lembrar do velho João Catingueira que fez muito por muita gente nessa cidade maravilhosa, inclusive das roupas q vinha da america como merenda escolares. E essa pessoa foi muito querida no meio de nós, e quem dentro de Pau dos Ferros não conheceu o saudoso Catingueira?
    Agradeço desde já a compreenção do nobre colega.

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..