- Tentativas de sublevação da ordem pública
Em meados do ano de 1935, partidários da Aliança Liberal (Ala radical) procedentes do município de Luiz Gomes invadiram a cidade de Pau dos Ferros. Tinham como chefe revolucionário o Sr. Baltazar Meireles, proprietário e agricultor naquele município serrano.
O grupo constituído de elementos filiados aos liberais, tinham como objetivo central destituir o então governador Rafael Fernandes de suas funções e implantar um novo governo fundamentando nas estruturas liberais que a aliança havia pregado e feito bandeira de luta ideológica.Graças a interferência benéfica e pacificadora do sr José Meireles,filho de Baltazar e elemento de prestigiosa influência na sociedade pau ferrense onde exercia a função de coletor federal,não se registraram cenas de violência e depredações no comercio e em residências particulares de adversários políticos,com raras exceções.
Em Caraúbas,o grupo foi disperso tendo seus intentos fracassados em virtude da consolidação do poder governamental firmado na capital e em outros pontos de importância do estado.O movimento perdera o seu significado pela inconsistência política.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..