03

sexta-feira, 9 de julho de 2010

A HECATOMBE DE 1919

            Há vinte anos o espetacular José Jácome Barreto lançava "Pau dos Ferros, história, tradição e realidade", uma das melhores fontes bibliográficas sobre a história do município, ficando atrás apenas da revista comemorativa do centenário. Bebendo nessa fonte, descobri mais um episódio curioso, para não dizer bizarro, que compõe a nossa história. Por desavença política e exacerbações partidárias, o simples fato de dissolução de uma banda de música e a repartição do seu instrumental entre os sócios da "Filarmônica Pauferrense", pertencentes a duas facções políticas (Rabos de couro e Coiós), resultou numa chacina de consequências fatais e imprevisíveis. A filarmônica era constituida pelos melhores elementos da sociedade local, destacando-se os nomes dos coronéis Joaquim Correia e Adolfo Fernandes, integrantes dos partidos políticos opostos. Além deles pertenciam à sociedade musical Dr. Guilherme Lins, Tertuliano Aires Afonso, Manoel Justino da Costa, Francisco Dantas, Francisco Olívio de Souza, Pascoal Aires Afonso, Juvêncio Brás de Nascimento, Joaquim de Holanda Cavalcanti, Martiniano de Souza Rêgo e outros mais.
              Em virtude de constantes desentedimentos de natureza partidária, os sócios da "filarmônica" resolveram dissolver a sociedade e dividir o instrumental entre os integrantes da banda. Marcaram uma reunião na casa do senhor José Aires Afonso no dia 3 de abril de 1919. Durante a sessão, exaltaram-se os ânimos pela reijeção das diversas propostas apresentadas, consequentemente desencadeou-se um tumulto. Em dado momento, Pascoal Aires Afonso cravou uma punhalada em Martiniano de Souza Rêgo, estabelecendo completa confusão, momento em que a policia local armada de fuzil passa a participar da luta. Como resultado, morreram os senhores Cecílio José do Nascimento, ferido a faca e Pascoal Aires Afonso, abatido por uma bala de fuzil. Saíram feridos José Aires Afonso, Manoel Justino da Costa e a senhorita Eliza Correira. Assim terminou o triste episódio da dissolução da Filarmônica Pauferrense, conhecido como HECATOMBE DE 1919.
        * Para maiores detalher ver "Pau dos Ferros" de José Jácome Barreto e "Joaquim Correia : Líder Oestano" de João Bosco Fernandes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..