03

terça-feira, 13 de outubro de 2015

UM MISTÉRIO QUE ME AGUÇA...ALGUÉM PODE AJUDAR??? SOBRE CÂMARA CASCUDO.


Ao longo de sua vida, Câmara Cascudo funcionou três vezes como repórter. Primeiro, em dezembro de 1928,quando em companhia do crítico de arte, Antônio Bento de Araújo Lima, ele acompanhou Mario de Andrade numa excursão feita ao interior do Rio Grande do Norte. A segunda vez ocorreu em maio de 1934, quando ele acompanhou o interventor Mário Câmara numa excursão que este realizou ao interior do estado. A terceira vez aconteceu em 1947, quando Cascudo passava férias em Portuigal. De lá, ele mandou Artigos reportando o que viu na terra lusitana.

CASCUDO EM PAU DOS FERROS 

No livro "Viajando o Sertão", nas páginas 15 e 16(Fundação José Augusto) encontrei alguns trechos que me deixaram curioso, depois virão as dúvidas: "Centenas de vezes prometi registrar o que vira na jornada temerosa ao sertão de inverno,verde e resplandescente na vitória pacífica das searas.

Minha curiosidade acendia-se ao contato dos temas prediletos. Os portões dos cemitérios,todos guardando reminiscências do barroco jesuítico, as lápides fúnebres,ingênuas e doces; A LÃMPADA MARAVILHOSA DA IGREJA DE PAU DOS FERROS,PESADA E MACIÇA,DE PRATA DE LISBOA, TRABALHADA EM ESTILO ROCOCÓ, CARINHAS DE ANJOS E MOTIVOS CONCHIFORMES, O TURÍBULO E SACRÁRIO, LINDOS AMBOS(atenção, essa peça ainda existe, resistiu ao tempo e aos ladrões que levaram O LIVRO DE TOMBO DA PARÓQUIA) A capelinha de Nossa senhora dos impossíveis, na serra do Lima, com as paredes cobertas de ex- votos, símbolos de fé intrépida..." e seguem-se descrições maravilhosas de nossa região.

Minhas dúvidas: QUEM HOSPEDOU CÂMARA CASCUDO EM PAU DOS FERROS ???? ELE VEIO AQUI, NA VIAGEM COM MÁRIO DE ANDRADE OU NA VIAGEM SEGUINTE??? Já entrevistei pessoas, revirei livros e essas dúvidas ainda continuam. Alguém ai pode me ajudar?? Atenção DR. Honório Fernandes, Dr Licurgo Nunes Quarto, Manoel Cavalcante, Rostand Medeiros..Acendam a luz!!!!

Israel vianney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..