03

segunda-feira, 7 de abril de 2014

50 ANOS DO GOLPE MILITAR - Pau dos ferros

 

Na semana que passou os meios de comunicação não falaram em outra coisa a não ser sobre o golpe militar e a instalação da ditadura no Brasil.

A partir de 31 de março de 1964, o país mergulhou num longo período de incertezas, injustiças e arrogância. O que pouca gente sabe é que a maioria da população civil apoiou o golpe no primeiro momento. João Goulart havia tomado algumas medidas que desagradaram aos grandes latifundiários, entre elas a implantação da reforma agrária, mal vista como sempre foi.

Com a instalação do regime militar, seguiram-se prisões arbitrárias, tortura de inocentes, reações violentas por parte de alguns grupos "politizados ". Seguimos nesse ritmo por 21 anos até 1985, com a chegada da democracia.

Acho que a escola deve rever os autores e a forma como repassam a questão "ditadura", pois é, a meu ver, uma visão muito mistificada.

Em pau dos Ferros, ocorreram cassações políticas, transferência de funcionários públicos, militares, professores e quem quer que se manifestasse de forma contrária ao regime. A polícia militar cometeu muitos abusos, batendo sempre antes de perguntar. havia até a famigerada CORREIÇÃO, que prendia Gays e prostitutas, proibidos de transitar pelo centro da cidade, principalmente aos sábados. Volto com o tema!!

Vianney

Um comentário:

  1. Otimo texto! Realmente, o pais viveu uma ditadura civil-militar, e nao apenas militar como eh propagado. O mal de muitos autores eh transformar tudo em novela e ir alem dos fatos... os professores de Historia precisam problematizar mais esse assunto, com ctza! Arrasou :)

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..