03

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Perdas e Danos na Seca


  As maiores secas ocorridas em Pau dos Ferros, e provavelmente nas regiões vizinhas, dos quais temos registro, aconteceram nos anos de 1877, 1915, 1939, 1970, 1982 e 2013. Cada uma delas com suas particularidades. Em 1877, além da seca terrível, Pau dos Ferros foi assolada por uma peste de "Cólera Morbus", e os registros apontam mais de 200 mortes, num lugar onde mal passávamos de 800 pessoas. Para sepultar as vítimas, foram cavadas valas coletivas, num lugar afastado das residências e que, segundo relatos orais, situava-se onde hoje fica a Escola Municipal Prof. Severino Bezerra  e adjacências.
   Na seca de 1915, ouvi muito meu avô Jorge Guedes do Rêgo falar que as pessoas chegavam a comer um cacto conhecido por "Palmatória" para amenizar a fome, mas que acabava causando vômito e diarreias sanguinolentas.
    Em 1970, aconteceu uma enorme migração de nordestinos em busca de melhores condições na região sudeste, apesar de uma intervenção governamental nunca antes vista, empregando temporariamente os "cassacos" na construção de estradas e pequenos açudes . Grande parte dos que migraram nessa época, construíram belos patrimônios, chegando a voltar anos depois na condição de pequenos e médios empresários.
     Apesar de aura trágica, a seca também traz benefícios para um pequeno grupo. Atualmente podemos citar, os donos de carro pipa, os vendedores de água engarrafada, os proprietários de terrenos urbanos em áreas periféricas e, claro, grande parte da classe política, que em troca de voto, prestam pequenos favores inundam os palanques com falsas promessas.
  Tenho um exemplo de ganho durante a seca, muito próximo. Meu pai, Fausto Fernandes, em 1970 era um dos poucos fotógrafos da região. Assim, triplicou seus honorários, fotografando "cassacos" para o cadastramento nas frentes de trabalho. Comprou carro do ano, propriedade rural, e imóveis no centro da cidade. Pra ele uma benção. Foi nesse cenário que eu nasci.
                           Voltamos com o assunto.
                                                                        By Israel Vianney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..