03

domingo, 8 de dezembro de 2013

VIVA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO!!!!!!!

Supõe-se que  a construção da igreja matriz de N. Sra da Conceição foi iniciada em 1738. Somente no dia 19 de dezembro de 1756, foi elevada à categoria de freguesia de N. Sra da Conceição de Pau dos ferros, com uma superfície de 783 km quadrados. Não se conhece lamentavelmente, nenhum decreto ou alvará de criação da paróquia. Todos os historiadores são unânimes ao afirmar que a criação da paróquia tenha sido em 19 de dezembro de 1756. 
 A primeira doação foi feita em 25 de março de 1740 pelo coronel Bento Fernandes lima. E isso acabou tornando-se um hábito entre os abastados da época...por isso pagamos alguns impostos (caros) à igreja por morarmos em terras de seu domínio. Mas....a devoção à virgem da conceição  já remonta há mais de 200 anos e o rebanho de fiéis, mesmo com todas as crises pelas quais  a religião enfrenta ,só tende a aumentar. apesar  de  algumas comemorações meio duvidosas, tipo motoromaria...talvez o antiquado seja eu....Em relação às mudanças  arquitetônicas da matriz....destroem os patrimônios históricos em detrimento de prédios retangulares e sem graça nenhuma. Assim como sumiu o livro de tombo, também desaparecem os bancos antigos, peças sacras e outros mimos que eu adoraria possuir. Mesmo assim Viva Nossa Senhora.!...que sempre me emociona na saída da procissão, toda minha vida passa como num filme.....Sigamos adiante!!!!
            Vianney

Um comentário:

  1. Acho um absurdo se pagar um fortuna a igreja se você quiser adquirir uma escritura de uma casa em que você mora a mais de 50 anos. Torço para que um dia isso vá parar no STF. Fica meu protesto.

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..