03

quarta-feira, 1 de junho de 2011

A MEDICINA, OS HOSPITAIS E OS MÉDICOS (Parte III)


        Até a chegada de Zé Fernandes a medicina em nossa região era bastante atrasada. Não existia emprego para médicos, planos de saúde, postos e hospitais nas cidades, o poder público não investia na saúde do povo. O único Hosspital existente em toda Zona Oeste do Estado era um pequeno Hospital em Mossoró, dirigido por Freitas, funcionando em estado precário. Nesta época os médicos sobreviviam da clínica particular, em consultórios e visitas a domicílio. Os chamados se limitavam em quase a sua totalidade a casos de partos e clínica médica, acontecendo quase sempre pelas madrugadas. As estradas eram precárias, pioravam no inverno, por causa dos rios e riachos. O médico quase sempre só chegava ao seu destino a cavalo ou de pés, as mais das vezes enfrentando as madrugadas escuras.
     Como médico, Zé Fernandes prestou não só a Pau dos Ferros como a toda região grandes relevantes serviços, principalmente a população carente.
       Em 1995 foi a minha vez de chegar a Pau dos Ferros, abrindo consultório no 1º de abril do mesmo ano, ficando a nossa cidade com 3 médicos que atendiam a grande maioria das cidades do Alto Oeste e várias do Ceará vizinhas a nossa. Naquele tempo na nossa região só existia médico em Pau dos Ferros, na cidade de Alexandria o Dr. Mouzinho, em São Miguel, o Dr. José Torquato e em Martins, os Drs. Raul Alencar e dr. Laci, meu caro amigo e colega de mais de maio século de medicina e ainda vivemos.
Por Dr. José Edimilson de Holanda
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..