03

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A FEIRA LIVRE


          O  grande mestre Camara Cascudo  Um dia falou:" Eu nunca pensei em deixar a minha terra.Queria saber a historia de todas as coisas do campo e da cidade".Compactuo desse mesmo sentimento do nosso histiriador maior e gosto,na medida do possível,de conduzir os nossos leitores numa viagem ao passado dessa cidade que nos abriga.São lembranças,visões,relatos e fatos que representam o dia a dia da nossa querida Pau dos Ferros.Vamos falar hoje  da feira livre.
           A feira livre foi criada em 01/12/1859 pela câmara dos vereadores e primitivamente representava um pequeno ponto de encontro e reunião dos habitantes locais,se transformou posteriormente num importante entreposto de comercialização dos mais variados produtos de abastecimento e consumo como cereais,tecidos calçados,miudezas,cds piratas,dvds e por aí vai...Já foi semanal,aos domingos,depois veio para o sábado e hoje é possível ver baracas todos os dias nas ruas do centro.
           Nas décadas de 1950 a 1980 era uma espécie de "disneylândia do sertão",e,era possível encontrar as coisas mais improváveis:Um ônibus cheiode animais vivos-espécie de mini zoológico(pagava pra entrar,claro),remedios das mais variadas procedências,carcaças de baleias e animais exóticos empalhados,comida feita ao ar livre,legumes frescos e sem agrotóxicos,bancas de jogos de azar,,jogo do bicho,ciganas lendo mãos,prostitutas se jogando para os homens,vendedores e compradores de peles de animais,carnes ,peixes,pássaros,enfim,UMA FESTA!
Obs: A foto que ilustra essa matéria  foi feita por Fausto fernandes em 1977 e mostra  a feira livre defronte ao atual açougue municipal.
                              Israel Vianney

Um comentário:

  1. Angela Maria Fernandes19 de fevereiro de 2011 às 13:18

    Que tempos bons aqueles! Não tinha ladrão, e tudo era festa. Lembro que ia com minha mãe, e adorava ver aquelas coisas no meio da rua.

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..