03

quarta-feira, 9 de junho de 2010

COLUNA PRESTES EM SÃO MIGUEL

                     No universo da escola pública, atualmente bastante comprometido pela falta de qualidade e resultados, alguns temas passam longe das grades curriculares. É bem mais fácil o aluno saber a área da região Sudeste, os motivos que levaram à Sabinada do que coisas bem mais próximas e importantes para nós.
                        Um tema pouco explorado e que deveríamos todos saber um pouco é sobre a passagem da Coluna Prestes pelo Rio Grande do Norte, mais especificamente em São Miguel e Luis Gomes.
                        Em 1966, o brilhante escritor norte-rio-grandense Raimundo Nonato, após muita pesquisa de campo, lançou o livro "Os Revoltosos em São Miguel" que traz o relato mais sério e minucioso daqueles dias de expectativas e valentia ocorridos em fevereiro de 1926.
                        Numa iniciativa digna de aplausos do prefeito de São Miguel, Galeno Torquato, o livro foi reeditado pela "Edições Sebo Vermelho". Bom seria que todas as escolas públicas e particulares do Estado adotassem, ou os professores adquirissem como instrumento de trabalho. Não sou vidente, mais creio que será bem aceito pelos alunos.
                       O livro é apaixonante, é como se fizéssemos uma viagem no tempo e voltássemos a São Miguel, Luis Gomes e Pau dos Ferros do início do século passado. Muito dos nomes mencionados são pessoas conhecidas em nossa região e com um pouco de sorte encontraremos até parentes que contribuíram para a resistência heróica aos vândalos comandados por Prestes.
                       Vale a pena adquirir, ler e divulgar, afinal de contas é um pedaço da nossa história que os órgãos oficiais tendem a deixar de lado.

Por Israel Vianney

Um comentário:

  1. José Guedes do Rego foi um dos informantes de Raimundo Nonato da Silva, mas o seu nome não é citado.

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..