03

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

MARIA FATEIRA E OS ESTIGMAS SOCIAIS

                                                            Maria Fateira. Foto: Véscio Lima


Quem da minha geração não se lembra de Maria Fateira?

Uma senhora preta nascida numa cidade vizinha a Pau dos Ferros que tinha a fama de andarilha e era chamada pejorativamente de cigana. Embora estejam por vários lugares do país e tenham "cartão de cidadão em situação especial" no SUS, os Ciganos sofrem muito preconceito na sociedade em geral e também nas instituições. Maria era denominada como Cigana, mas ela própria não se reconhecia como tal.

Fateiras eram mulheres que tratavam e limpavam as vísceras dos animais abatidos. Esse nome também passou a ter um tom depreciativo. Ela saía de sua casa, próximo a UERN, com um saco grande, recolhia coisas em lixos e juntava ao que ganhava de outras pessoas. Como tinha animais em casa, recolhia também "fatos" de animais e restos de comidas, talvez por isso o nome Fateira. Sabedora do tom pejorativo do nome, atendia cordialmente por Maria Fateira quando não via maldade no chamado.

Era Uma verdadeira sobrevivente a (tantas) violências e a tantos silenciamentos que viveu. Andava a pé a cidade inteira pedindo ajuda pra seu sustento e de sua família. Era da estirpe das rezadeiras. Essas também estão sumindo. Quando recebia algo, gostava de rezar nas crianças em retribuição.

O nome Maria Fateira virou um apelido. Algo associado a estar com roupas extravagantes, ou com muitas pulseiras e colares. Usavam o nome Maria Fateira pra fazer medo. "Lá vem Maria Fateira." As crianças tinham medo. Eu tive medo. Era a versão Pauferrense do "Velho do saco." Somos formados dessa sociedade que é capaz de tirar a roupa pra dar ao vizinho que está precisando, mas que também pode se comportar como o suprassumo da exclusão. Respondendo à pergunta inicial : Não há ninguém da minha geração que não lembre dela. É quase uma figura folclórica na cidade. Está no nosso imaginário. Maria Fateira amava dançar.Certamente está dançando muito com colares e pulseiras ainda mais extravagantes lá no céu. Viva!!!

Por José Holanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..