03

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

UMA HISTÓRIA QUE POUCOS CONHECEM.


 

 Meu avô paterno, José Fernandes, nasceu em 1889 e faleceu em 1977. Morava no sítio Sanharão, município de Encanto. Vovô falava que as alianças do casamento dele foram confeccionadas com ouro da mina do "cabelo não tem " na serra das almas, próxima  à cidade de Encanto. Eu dava pouco crédito à história, quando em 1982 li  uma reportagem na revista Veja falando da mina. Tanto insisti no assunto que um dia  meu pai me levou para conhecê-la. O dono das terras pouco sabia do assunto e foi super apático.Voltei decepcionado, pois só vi mato e um pequeno açude na parte baixa do serrote.
  Em 2004 adquiri o livro " O guerreiro do Yaco" de Calazans Fernandes, aí sim, eu pirei. O livro traz relatos inéditos sobre a mineração no local que desde 1657 os Holandeses já exploravam sem o conhecimento de Portugal. E aí vem uma serie de fatos interessantes que por ali aconteceram, só lendo o livro...
  Fico muito triste, pois no Encanto, as pessoas pouco procuram saber sobre a verdadeira história do município. A maioria se conforma em explicar a origem do lugar pela lenda sem graça que todo mundo conhece.
  Quem tiver o privilégio de ler "o Guerreiro do Yaco"(fundação José Augusto), vai se orgulhar muito mais de nossa região e vai entender melhor porque o nome Encanto.
  Sugestão:Porque não pedir ao prefeito para bancar a reedição? Informação nunca é demais!

                                   Vianney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..