Num período muito curto de tempo, a Semana- Santa, outrora uma das maiores celebrações religiosas no Brasil, tornou-se um fato quase obsoleto. Calma.....Muitos fatores contribuiram para essa" redução de evidência": A proliferação das igrejas Evangélicas, o enfraquecimento do catolicismo, o "congelamento" dos rituais e a própria modernidade em si, entre outros.
Antigamente, peguemos como exemplo, no domingo de Ramos, passavam verdadeiras multidões com seus adereços feitos de Carnaúba e outros vegetais em direção á igreja, para a benção. Lembro-me de que ficava encantado com os "Arranjos" feitos pelos populares...Sem muita habilidade, ficava sempre procurando alguém para dar alguma forma interessante à minha palha de carnaúba, levada "in Natura". E vinham a QUARTA-FEIRA DE TREVAS, onde, segundo nossos antepassados, nem poderíamos tomar banho,sob pena de ficarmos "Entrevados" ou sem movimentos. Quinta e sexta então, aí que a coisa ficava rígida: Na minha família não usávamos nem o automóvel, todas as movimentações eram feitas à pé e eu pirava no final das contas. Sem contar que cobriam todas as imagens sacras com véus ou mantilhas(ficava uma coisa meio fúnebre).
Finalmente o SÁBADO DE ALELUIA, onde as profanações vinham todas á tona, incluindo aí a matança de Judas, que envolvia toda uma preparação prévia de arrecadação de comidas, bebidas e dinheiro...E o mundo voltava à normalidade.
Hoje, algumas dessas coisas soam até engraçadas, mas cada um vê à sua maneira..
BEIJOS!!!!!!!!!!
Israel Vianney
Esse país que não existe mais, a não ser na nossa memória....
ResponderExcluir