03

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

PRODUÇÃO LOCAL!!!



NOVOS TEMPOS, NOVAS FORMAS DE ENSINAR E DE APRENDER.
Hortência Pessoa Rêgo Gomes- hortenciapessoa@bol.com.br

A sociedade muda. Mudam os conceitos, os valores, as formas de comunicação e a forma como executamos até as tarefas mais simples. As máquinas substituem o homem nas mais variadas funções, das mais simples às mais complexas, como controlar o trânsito ou realizar cirurgias cardíacas, acompanhadas por médicos que estão a milhares de quilômetros de distância.
A educação, mais precisamente a escola como principal instituição responsável pela educação formal, não poderia ficar de fora. Com o avanço dos meios de comunicação, o ensino pode se espalhar pelos mais variados espaços do mundo. Comunidades ou indivíduos que não teriam acesso à educação formal podem contar com variadas formas de ensino a distância.  Além da escola, o indivíduo pode aprender através da televisão, cursos por correspondência, rádio, telecursos, Internet, entre outras maneiras de acesso  ao conhecimento.
Desde os tempos mais remotos os seres humanos buscam novas formas de comunicação e transmissão do conhecimento. O surgimento da linguagem proporcionou a troca de informações entre os indivíduos, principalmente das informações mais importantes para a sobrevivência dos grupos, perceptível no filme “A Guerra do Fogo”, cujo domínio do fogo era imprescindível para a sobrevivência do grupo. Com o surgimento da escrita, esse conhecimento pode ser registrado e perdeu o caráter efêmero. Conhecimentos adquiridos puderam ser registrados, transportados e armazenados, ficando à disposição de quem quiser consultá-los, primeiro com os pergaminhos e posteriormente com os livros. Durante a era das grandes navegações a popularização das viagens intercontinentais propiciou a troca de conhecimentos entre povos de diferentes culturas, o desenvolvimento nos meios de transporte acelerou essa permuta entre as populações dos mais  variados  pontos da Terra.
Os jornais,  primeiro meio de acesso popular às notícias, eram acessíveis apenas às classes  mais abastadas das cidades, excluindo a maioria da população pobre e analfabeta do acesso à informação e ao conhecimento. Com a invenção do rádio, as notícias passaram a invadir os lares. Até quem não sabia ler podia  acompanhar aos noticiários  e radionovelas transmitidos diariamente. O grande avanço deu-se com a televisão. Além do som, a televisão proporciona a visualização da imagem, que torna esse meio de comunicação mais atrativo. Com a popularização da televisão, a população mais pobre pode ter acesso às notícias e ao conhecimento científico mais recente, democratizando o saber.
Os computadores, antes equipamentos  gigantes e lentos, ficam a cada dia menores e torna possível a mobilidade  dessas informações.  Cada vez mais  modernos,  os computadores  são  vistos como  o futuro das  mais modernas formas de comunicação  e aprendizagem.  Chegando-se a questionar a substituição de professores por estes equipamentos, num futuro próximo, provocando um receio nesses profissionais de perder sua importância social e função como mediadores do conhecimento.
No filme “2001: uma odisseia no espaço”, os computadores são tão “evoluídos” que pensam pelos seres humanos, retiram destes até a obrigação de se responsabilizar por uma missão espacial. As chamadas inteligências artificiais, retratadas em filmes como AI: inteligência Artificial (2001,, Steven Spielberg), Eu, robô (2004, Alex Proyas), O Homem Bicentenário (1999, Chris Colombus), Assassino Virtual (1995, Brett Leonard), O Exterminador do Futuro ( 1984, James Cameron) substituiriam o homem nas mais variadas tarefas, não apenas aquelas consideradas mecânicas, mas também subjetivas e apresentam emoções como o amor, a empatia.  o medo e a arrogância, típicas do ser humano.
Com o avanço nas formas de comunicação e transporte, os seres humanos puderam democratizar o acesso à educação formal e informal. Os primeiros cursos à distância foram criados no século XIX, na Europa. A partir daí, foram criadas e melhoradas diversas formas de democratização do saber. Através do rádio, dos cursos pelos correios, pela televisão e, mais recentemente com a Internet.
A televisão está presente na maioria dos lares brasileiros, levando informações para todas as classes sociais. Programas educativos, noticiários, novelas, cursos de educação à distância, os telecursos  são acessíveis à população, mostrando-se como um dos instrumentos para a inclusão social e melhoria da qualidade e quantidade da educação. Os canais educativos como TV Escola, Canal Futura são exclusivamente voltados para a educação, ampliando o leque de opções para a educação fora do ambiente escolar. Os telecursos como o Telecurso 2000, veiculado pela Rede Globo, é voltado para trabalhadores que não puderam estudar em tempo hábil e precisam ampliar seus estudos para permanecerem no mercado de trabalho. Algumas empresas utilizam esse programa para formar seus funcionários e reproduzem seus programas num ambiente dentro da própria empresa.
Os cursos profissionalizantes por correspondência permitem que pessoas façam cursos que não estão disponíveis em suas regiões, sem contar que o estudante faz seu horário de estudo, geralmente de acordo com seu horário de trabalho.
  A Internet é uma das mais recentes fontes de informação, comunicação, transmissão e troca de conhecimento. Por meio desta, temos acesso aos mais variados conhecimentos disponíveis na atualidade. Podemos trocar informações com pessoas nos mais variados pontos do planeta e acessar sites que dispõem das notícias mais atualizadas, livros digitais e uma grande quantidade de informações, que podem se tornar conhecimento.
Apesar das várias fontes de informação disponíveis, não podemos chamar essa geração de “sociedade do conhecimento”, mas “sociedade da informação”, pois com a sobrecarga de informações que invadem nosso dia a dia, nem sempre nos preocupamos em selecionar aquelas que nos serão mais úteis. É importante que, dentre todas as fontes de informação disponíveis, possamos selecionar as informações mais pertinentes e transformá-las em conhecimento real. Essa enxurrada de equipamentos permite o acesso aos meios de comunicação, mas não gera conhecimento. É preciso que os utilizemos como meio para buscar o conhecimento real, não como substitutos do pensamento e da crítica reflexiva, acerca dos conteúdos disponíveis. Essa percepção é notada no filme “Muito além do Jardim”, no qual um jardineiro analfabeto obtém informações através da televisão, mas não se prende a nenhum conhecimento específico, mudando de canal o tempo inteiro. Obtém informações mas, não as transforma em conhecimento.
A cada instante somos bombardeados por milhares de informações que chegam até nós através dos mais variados meios: televisão, o rádio, revistas, jornais, livros e Internet. Essas informações não são armazenadas na totalidade em nossos cérebros. Cabe a cada um selecionar as informações mais importantes e transformá-las em conhecimento, utilizando-o para a melhoria das condições de vida de cada um e da coletividade. Os cursos de educação à distância são uma forma de democratização do saber, que modificaram a maneira de ensinar e aprender nos últimos anos, visto que professores e alunos ficam separados no tempo e no espaço, mediados pelas tecnologias.





Um comentário:

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..